Candidato à reeleição não irá comparecer porque cumpre agenda em Brasília. Debate terá 8 de 11 candidatos
Previsto para acontecer na noite desta quinta-feira (29) no auditório do Centro Universitário FIG-Unimesp, o debate UOL, em parceria com a TVT e a Rádio Brasil Atual, desconvidou os candidatos Rodrigo Tavares (PRTB) e Jovino Cândido (PV) e não terá a participação do candidato à reeleição Guti (PSD).
A assessoria do atual prefeito afirmou que Guti cumpre agenda em Brasília. De acordo com a assessoria Guti tentou remarcar a agenda com o governo federal, mas não obteve sucesso e teve de cumprir o compromisso.
Já os candidatos Rodrigo Tavares (PRTB) e Jovino Cândido (PV) chegaram a ser convidados e confirmaram presença, mas receberam ontem a notícia que foram cortados porque seus partidos não possuem representatividade no Congresso Federal.
Com base na Lei nº 9.504/1997, “é assegurada a participação de candidatos dos partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares, e facultada a dos demais”.
O PV possui quatro representantes, um a menos que o necessário, enquanto o PRTB não possui nenhum.
Questionado sobre o tema, a assessoria de Tavares afirmou que o candidato “entende como absolutamente inaceitável o amadorismo de um veículo de comunicação tão grande com tamanha responsabilidade. Jamais houve um convite deste porte num momento tão importante da democracia e que depois um desconvite fosse enviado por email no dia seguinte”. O PRTB cogita por forma de liminar buscar a sua participação.
Já o candidato Jovino disse que recebeu com estranheza o “desconvite” e que também pretende acionar a Justiça para que tenha um espaço de participação, que seja por meio de uma entrevista.
“Naturalmente, nós assimilamos o golpe, e vamos tratar juridicamente depois para que eles abram espaço depois”, afirmou.
O debate UOL acontece em dois blocos. Veja os horários e os participantes:
20h40:
Elói Pietá (PT)
Fran Corrêa (PSDB)
Sandra Santos (PDT)
Adriana Afonso (PL)
22h:
Wagner Freitas (PTB)
Eduardo Barreto (PROS)
Professor Auriel (PCdoB)
Simone Carleto (PSOL)
A divisão foi feita a partir das intenções de voto alcançadas na primeira pesquisa do Ibope feita na cidade, em 30 de setembro.