ANÚNCIO

ANÚNCIO

Componentes do novo tatuzão “Hebe Camargo” começam a chegar à capital; tuneladora vai cavar Metrô para Guarulhos

transporte do tatuzão
Foto: Divulgação
Compartilhe

ANÚNCIO

Equipamento recebeu o nome de “Hebe Camargo” após votação popular

O novo tatuzão “Hebe Camargo”, segunda tuneladora da expansão da Linha 2–Verde do Metrô, começou a chegar à capital paulista no último dia 11 (sexta-feira), marcando um avanço importante nas obras em direção à zona leste e o limite com Guarulhos. Após desembarcar no Brasil no início de março, pelo porto de Porto de São Sebastião, o equipamento tem seus componentes transportados por via terrestre até o canteiro da futura estação Penha, onde será montado.

Com 133 metros de comprimento, 11,67 metros de diâmetro e cerca de 2,6 mil toneladas, o tatuzão é o maior já utilizado em obras metroviárias no país. Do tipo Dual Mode, o equipamento é capaz de operar com segurança em diferentes tipos de solo. A tuneladora será responsável pela escavação de aproximadamente sete quilômetros de túneis entre as futuras estações Penha e Dutra, podendo avançar até 15 metros por dia.

O equipamento recebeu o nome de “Hebe Camargo” após votação popular, em homenagem à apresentadora Hebe Camargo, um dos maiores ícones da televisão brasileira e símbolo de pioneirismo feminino no país.

A montagem da máquina deve ocorrer nos próximos meses, com início das escavações previsto para o segundo semestre deste ano. A chegada do novo tatuzão representa mais uma etapa na expansão da Linha 2–Verde, que deve ampliar a capacidade de transporte e beneficiar milhares de passageiros diariamente.

ANÚNCIO

TÓPICOS
Compartilhe

ANÚNCIOS

VEJA TAMBÉM

ANÚNCIOS