GRU Airport leva quase todos os ativos ofertados pelo governo federal; seis aeroportos não receberam propostas
A concessionária do GRU Airport (Aeroporto Internacional de Guarulhos) foi a grande vencedora do leilão realizado pelo Ministério de Portos e Aeroportos na manhã desta quinta-feira (27), na B3, que concedeu aeroportos regionais da Amazônia Legal e do Nordeste. A administradora de Guarulhos arrematou 12 dos 13 aeroportos que receberam propostas, todas apresentadas exclusivamente pela empresa, resultando em deságio de 0%.
A única exceção foi o aeroporto Comandante Ariston Pessoa, em Jericoacoara (CE), arrematado pela Fraport Brasil, do Aeroporto de Fortaleza, com deságio de 100%, o único ativo que teve mais de um interessado.
A GRU Airport assumirá a administração dos seguintes aeroportos, distribuídos pela Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Ceará, Rondônia e Tocantins:
- Horácio de Matos (BA)
- Paulo Afonso (BA)
- Barreirinhas (MA)
- Porto Alegre do Norte (MT)
- Araripina (PE)
- Garanhuns (PE)
- Santa Magalhães (PE)
- Serra da Capivara/São Raimundo Nonato (PI)
- Canoa Quebrada (CE)
- Cacoal (RO)
- Vilhena (RO)
- Araguaína (TO)
Os 13 aeroportos concedidos, incluindo Jericoacoara, receberão mais de R$ 700 milhões em investimentos para ampliação, manutenção e exploração das bases aéreas.
A previsão original era de R$ 1,35 bilhão, mas seis dos 19 aeroportos ofertados não atraíram propostas e ficaram fora da concessão:
- Tarauacá (AC)
- Barcelos (AM)
- Itacoatiara (AM)
- Parintins (AM)
- Itaituba (PA)
- Guanambi (BA)
O leilão fez parte do Programa AmpliAR, conduzido pela SAC (Secretaria Nacional de Aviação Civil). Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o programa é inovador e deve abranger aeroportos de forma estratégica.
“É uma solução inovadora para incluir aeroportos regionais estratégicos no modelo de concessão que transformou a infraestrutura aeroportuária do país”, disse.
Somente neste ano, a B3 já realizou 65 leilões.



