PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Polícia Civil flagra furto de energia em sorveteria no Taboão

EDP e Polícia Civil fazem operação em sorveteria no Taboão
Foto: Divulgação
Compartilhe

PUBLICIDADE

Polícia Civil flagra furto de energia em sorveteria no Taboão Operação contou com apoio da EDP e identificou desvio que gerou prejuízo estimado em mais de R$ 20 mil

Na segunda-feira (11), uma operação da Polícia Civil, por meio da Deic (Divisão Especializada de Investigações Criminais), com apoio da EDP, distribuidora de energia elétrica de Guarulhos, flagrou furto de energia em uma sorveteria no bairro Taboão.

Durante a inspeção, técnicos identificaram a violação dos lacres de segurança do medidor e um desvio que impedia o registro real do consumo. O prejuízo estimado para a concessionária ultrapassa os R$ 20 mil.

O proprietário foi preso em flagrante, liberado após pagamento de fiança e responderá por crime de furto de energia. Além do processo criminal, deverá arcar com a cobrança de toda a energia não faturada durante o período da irregularidade e com os custos administrativos, conforme determina a Resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

A EDP destacou que fraudes de energia, muitas vezes feitas de forma amadora, colocam em risco a segurança de quem realiza a ação e de todo o entorno, podendo provocar sobrecarga na rede, queda de qualidade no fornecimento e danos a equipamentos elétricos.

Segundo a concessionária, o furto também impacta a sociedade, reduzindo a arrecadação de impostos e influenciando o valor da tarifa, já que parte do custo da energia desviada é repassada aos consumidores.

A empresa informou que vem investindo em inteligência artificial, blindagem mecânica e parcerias com órgãos públicos para reduzir irregularidades, além de orientar a população a denunciar casos pelo aplicativo EDP Online, pelo WhatsApp (11) 93465-2888 ou pela central 0800 721 0123, canais gratuitos e disponíveis 24 horas.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE