PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Teatro a Bordo chega a Guarulhos com espetáculos e oficinas gratuitas

Teatro a bordo Guarulhos
Foto: Divulgação/Teatro a Bordo
Compartilhe

PUBLICIDADE

Projeto une arte e sustentabilidade com apresentações, oficinas de reciclagem e intervenções artísticas na Praça Mamonas Assassinas

O projeto Teatro a Bordo desembarca em Guarulhos nesta sexta-feira (8) com uma programação cultural gratuita que integra arte e sustentabilidade. As atividades seguem até sábado (9), na Praça Mamonas Assassinas, no Parque Cecap. A iniciativa é realizada pelo Grupo Teatro a Bordo, com apoio da Prefeitura Municipal de Guarulhos e apresentação do Ministério da Cultura e da empresa Mundial Logistics, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Na sexta-feira (8), a partir das 17h, o público poderá participar do ‘Cortejo de Chegança’, percurso pelas ruas da cidade que divulga o projeto e convida para as apresentações, com interações e participação de artistas locais. Durante o dia, alunos da rede pública participaram da oficina “Bonecos Brincantes”, focada na criação de bonecos.

No sábado (9), a programação na Praça Mamonas Assassinas começa às 16h com o espetáculo “A Princesa e o Gigante”, livre para todas as idades. A peça conta as desventuras de dois palhaços durante uma “Sessão Solene”, transformando histórias em cenas lúdicas que celebram a amizade e envolvem as crianças.

Às 18h, artistas locais apresentam-se ao público, seguidos às 19h por uma sessão de curtas-metragens.

O encerramento será às 19h30 com o espetáculo “Caixola Recicla”, com tradução em Libras. Com texto de Cida Cunha e Edivaldo Costa e direção de Luiz Mário Vicente, a peça aborda o tema do lixo de forma criativa. Em cena, uma trupe teatral enfrenta a desordem de seu palco coberto por resíduos. Enquanto o diretor tenta manter o roteiro original, os artistas transformam o lixo em arte — sacolas plásticas viram peixes, latinhas se tornam instrumentos musicais e bonecos ganham vida com garrafas PET e isopor.

O elenco inclui Cida Cunha, Dani Rosa, Diego Andrade, Zero Beto e Renato Antônio. A peça convida o público a refletir sobre consumo, reciclagem e imaginação por meio de música, poesia, humor e participação ativa.

Além das temáticas, o projeto incorpora a sustentabilidade em sua estrutura, utilizando energia solar para equipamentos de som e luz, e um contêiner reciclado como palco. Bonecos e adereços são feitos com materiais reaproveitados, recolhidos junto à comunidade local.

Programação em Guarulhos

  • Sexta-feira (8 de agosto)
    17h – Cortejo de Chegança pelas ruas
  • Sábado (9 de agosto)
    16h – Espetáculo “A Princesa e o Gigante” (duração 60 minutos, classificação livre)
    18h – Apresentação dos artistas locais
    19h – Sessão de curtas-metragens
    19h30 – Espetáculo “Caixola Recicla” (com tradução em Libras, duração 60 minutos, classificação livre)

Todas as atividades são gratuitas.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE