Programa foi elaborado com base na Proposta Curricular QSN de 2019
O Programa Aprender Juntos, Aprender Sempre, criado pela Secretaria de Educação, por meio do DOEP (Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas), da Prefeitura de Guarulhos, tem como foco os educandos dos 2º e 5º anos da rede municipal de ensino. O intuito é reforçar o desenvolvimento do processo de alfabetização, assim como a recomposição de aprendizagens de educandos do 5º ano.
Elaborado com base na Proposta Curricular QSN (Quadro de Saberes Necessários), de Guarulhos em 2019, o documento para o ensino fundamental orienta os materiais da rede, tais como Coleção Saberes na Rede, Direito de Aprender, Roteiros de Aprendizagem, Programa Saberes em Casa, entre outros.
As propostas apresentadas possuem missão em contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos educandos de 2º e 5º anos, ressaltando saberes que precisam ser estabilizados.
“O diferencial desta proposta está na reorganização das turmas, em um projeto apoiado por materiais impressos, que buscam garantir aprendizagens para os educandos por meio de atividades integradas e lúdicas. Esses materiais foram elaborados pela equipe do DOEP, pautados nas principais defasagens indicadas nos dados das avaliações da Rede. A ação reforça o engajamento da Rede Municipal com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, bem como com o Programa Alfabetiza Juntos, do governo Estadual”, enfatizou Daniela Hikawa, diretora do DOEP.
A Secretaria de Educação propôs a organização dos educandos de 2º e 5º anos em grupos produtivos, para os quais foram elaborados cadernos com propostas de atividades aos educandos, além de materiais com orientações para os educadores para um melhor proveito.
Segundo Simoni Franca dos Santos, diretora da EPG Dr. Vicente Ferreira Silveira, no Jardim Nova Cidade, essa estratégia simplificará a organização escolar e dará suporte no aprendizado das crianças.
“A diversificação de atividades é muito importante. Se a criança ainda não atingiu o nível alfabético, ela precisa voltar do início. Já aquela que está alfabética não tem porquê voltar ao início; ela precisa avançar. Então, esses agrupamentos dão possibilidade para o professor fazer exatamente o que a criança necessita”, falou Simoni.
As atividades devem entrar em ação até o dia 4 de julho, em um período de pelo menos 3 horas, em que o dia para a execução das propostas deve ser definido pela equipe escolar de acordo com a organização dos tempos e espaços na unidade, garantindo a participação dos educandos nas aulas das áreas específicas, bem como, a colaboração entre as equipes e o apoio da gestão escolar.