Mudanças resultaram na implantação de semáforos e sinalização
Depois de conclusões por análises e investigações através de câmeras de monitoramento e uso de simuladores de tráfego, a Prefeitura de Guarulhos, por meio da STMU (Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana), realizou uma sucessão de melhorias na rotatória que dá acesso à avenida Jamil João Zarif, no Taboão, em Guarulhos.
Os números de acidentes com feridos e mortes na região foram investigados através da análise. Desde 2022 foram registrados mais de 230 ocorrências, com 14 mortes por atropelamento e colisão entre veículos. É importante notar como foi o horário de pico tanto de veículos quanto de pedestres, no período da manhã (das 7h às 8h) e no início da noite (das 18h às 19h).
“Acreditamos que as mudanças trazem mais segurança tanto para os motoristas quanto para os pedestres. É importante ressaltar que os técnicos da STMU estão acompanhando diariamente o local e, caso necessário, ajustes serão realizados”, afirmou o secretário João Araújo.
Para o projeto, é necessária a implantação de conjuntos semafóricos na rotatória, bem como de faixas para a travessia de pedestres com rampas acessíveis, com o objetivo principal de garantir a segurança e disciplinar o tráfego de veículos.
Cerca de 71 mil motoristas e 1,5 mil pedestres utilizam a rotatória de forma diária. Sendo usada a via por aqueles que têm como destino o Aeroporto Internacional de Guarulhos, bem como aqueles que acessam as rodovias Presidente Dutra e Hélio Smidt, ou ainda ruas e avenidas importantes para quem deseja chegar ao centro ou a bairros do município, tais como: avenida Otávio Braga de Mesquita, avenida Silvestre Pires de Freitas, avenida Natália Zarif, dentre outras.