Queda do balão poderia causar incêndio de grandes proporções
Um balão de 18 metros quase caiu sobre uma empresa de tintas no Bonsucesso, em Guarulhos, na manhã deste domingo (22), o que poderia causar um grande incêndio. Agentes da Inspetoria Ambiental da GCM (Guarda Civil Municipal) conseguiram resgatar o item em segurança.
A equipe, durante policiamento preventivo municipal na região, detectou o objeto em queda e iniciou o acompanhamento, adentrando área de mata na estrada Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, altura do número 5.600. Com a chegada providencial, os agentes conseguiram impedir que o balão, ainda aceso, caísse sobre a empresa, puxando-o pela bandeira e cangalha. A ação evitou um possível incêndio que, caso ocorresse, seria de grandes proporções em virtude dos produtos químicos altamente inflamáveis. Os objetos apreendidos foram encaminhados à Inspetoria Ambiental e serão destruídos.
A GCM alerta sobre a Lei nº 9.605/98, a qual estabelece em seu artigo 42 que fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios é crime. A soltura de balões pode causar incêndios em florestas, áreas urbanas, residências e industrias, além de colocar em risco a segurança de aeronaves e a vida de pessoas.
A legislação prevê detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente, para quem comete esse crime.