Ação foi realizada no posto da Inspetoria Sul da GCM
Uma ação ágil e precisa de agentes da GCM (Guarda Civil Municipal) de Guarulhos foi decisiva para salvar a vida de uma criança de apenas dois anos no Jardim Vila Galvão nesta quarta feira (4). O caso aconteceu por volta das 22h, quando a mãe da menina chegou desesperada ao posto da Inspetoria Sul da GCM, localizado na praça Ana Antonelli, com a filha desacordada e sinais visíveis de engasgo.
O bebê anteriormente mostrava ter uma coloração arroxeada nos lábios, sinal preocupante de falta de oxigenação cerebral, quando os agentes imediatamente iniciaram a manobra de desengasgo. A técnica obteve sucesso, desobstruindo as vias aéreas e restabelecendo os sinais vitais da menina.
O procedimento faz parte da formação contínua dos guardas municipais, ensinada e praticada na Efag (Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas), onde os profissionais são capacitados por instrutores especializados. Depois do atendimento emergencial, a criança foi encaminhada ao HMCA (Hospital Municipal da Criança e do Adolescente), onde passou por avaliação médica e recebeu alta.