Bispo afirma que Francisco nos deixa ensinamentos de deixar Cristo sempre à frente
O bispo de Guarulhos, dom Edmilson Amador Caetano, presidiu a missa de sufrágio pela morte do papa Francisco, na tarde desta segunda-feira (21), na Catedral Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no Centro, com grande participação dos fiéis. A celebração teve a presença de cerca de 20 sacerdotes e contou ainda com a bênção do novo sacrário da igreja.
De acordo com dom Edmilson, Francisco deixou vários ensinamentos, entre os quais, deixar Jesus Cristo ressuscitado sempre à frente.
“Nada é mais importante do que ser anunciado a força do Cristo ressuscitado, disse o papa. ele reformulou o funeral (dos papas) para que apareça mais o Cristo do que a pessoa. E ele morre na segunda-feira de Páscoa, um dia que não pode ser anunciado nada mais importante do que a ressurreição”, afirmou o bispo.
Pela liturgia católica, a celebração da Páscoa dura oito dias, o que é chamado de Oitava de Páscoa.
“Esses oito dias são uma continuidade que nos recorda a eternidade. E nesse dia da eternidade que o papa Francisco foi chamado pelo Pai. Esse eterno é que o celebramos na eucaristia e que inunde os nossos corações. Tem a tristeza e o pesar da ausência, mas tem a presença dos ensinamentos”, comentou.
Papa Francisco morreu ontem, no Vaticano, em Roma, por foi insuficiência cardíaca e AVC. O velório público dele terá início nesta quarta-feira (23), na Basílica de São Pedro. Já o funeral será na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, no sábado (26).
A orientação da Diocese de Guarulhos é que todas as paróquias realizem missas de sufrágio pelo santo padre ao longo desta semana.