Brasileiro é o primeiro atleta fora da Ásia e da Europa a conquistar o torneio
O domingo de Páscoa é histórico para o esporte brasileiro. Hugo Calderano foi campeão mundial da Copa do Mundo de Tênis de Mesa, em Macau, na China, ao vencer o chinês Lin Shidong, líder do ranking mundial, de virada, por 4 sets a 1 (6/11, 11/7, 11/9, 11/4 e 11/5). Ele é o primeiro mesa-tenista não asiático ou europeu a ser campeão do torneio.
Atual número 4 do mundo – após o título -, Calderano foi dominado por Shidong no primeiro set e perdeu por 11 a 6. Mas ele conseguiu reverter a situação a partir do segundo set e passou a dominar a partida. No último set, ele foi soberano e garantiu o título com 11 a 5.
Até então, o melhor desempenho de Calderano na Copa do Mundo tinha sido em 2019, em Budapeste, na Hungria, quando chegou às quartas de final.
Calderano venceu seis partidas para ser campeão do mundo. Ele superou o canadense Eugene Wang (65º), o japonês Yukiya Uda (30º), o japonês Hiroto Shinozuka (29º), o japonês Tomokazu Harimoto (3º) e, nas semifinais, o chinês Wang Chuqin (2°), além de Lin Shidong (1°) na decisão.