50% dos casos suspeitos de covid-19 na cidade são negativos

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Foto: Governo do Estado de São Paulo

Gestão municipal ainda tem 29 mil testes rápidos para covid-19 e realiza mutirões a partir deste mês

Praticamente 50% dos casos suspeitos de covid-19 em Guarulhos testam negativo para a doença ou são descartados porque não apresentam as demais características da doença.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, Guarulhos tem 49.412 notificações de suspeita de contaminação pelo novo coronavírus. Destes, 24.639 foram descartados.

Questionada pela reportagem do GRU Diário, a Secretaria de Saúde informou que já realizou 15,7 mil exames para verificação da doença e ainda restam 29 mil testes à disposição.

A gestão informou que para um caso ser descartado, não necessitam de teste caso “não atenda os critérios de confirmação  de caso, determinados pelo Ministério  da Saúde”.

De acordo com o Ministério da Saúde, necessitam fazer o teste “casos de paciente com a associação dos sinais e sintomas supracitados (febre, tosse, coriza, dor de garganta, entre outros) ou Síndrome Respiratória Aguda MAIS histórico de contato próximo ou domiciliar, nos últimos 14 dias antes do aparecimento dos sintomas, com caso confirmado laboratorialmente para COVID-19 e para o qual não foi possível realizar a investigação laboratorial específica”.

Em nota, a Prefeitura informou realizar o exame de PCR em todos os pacientes  com Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Em Guarulhos, os exames de PCR são realizados tanto pelo Instituto Adolfo Lutz como pelo contrato de gestão que mantém com a Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (Afip), de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde, conforme a necessidade.

Vale ressaltar que praticamente 90% dos casos confirmados de covid-19 na cidade se recuperaram da doença.

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram

Veja também...

- PUBLICIDADE -