Montante se refere aos que aguardam os benefícios de programas habitacionais
Guarulhos é a segunda cidade da Grande São Paulo com maior déficit habitacional. De acordo com levantamento da TV Globo, a cidade possui 40 mil pessoas na fila de espera de programas habitacionais cadastrados na Prefeitura, atrás apenas da capital paulista, com 167.561 à espera da casa própria.
As pessoas cadastradas na Secretaria Municipal de Habitação, em geral com renda de até três salários mínimos, buscam apoio do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, ou do Casa Paulista, do Governo do Estado, além da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo).
“É necessária uma diversificação de políticas habitacionais, e que sejam articuladas entre os municípios da região metropolitana, principalmente as vinculadas ao aluguel”, afirmou a coordenadora do LabCidade (Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade, à TV Globo.
A técnica de enfermagem Lívia Regina Pichelli tem um filho autista e aguarda na fila em Guarulhos há mais de 10 anos.
“Nunca fui chamada, nunca tive um retorno, nada”, disse.
A Prefeitura de Guarulhos ressaltou que o cadastro precisa ser atualizado a cada dois anos para a permanência no programa. Há obras na cidade destinadas ao Minha Casa, Minha Vida e ao Casa Paulista.