PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

2º Festival de Ópera de Guarulhos terá apresentações nos teatros e CEUs

Quarteto de Cordas
Foto: Wellington Alves
Compartilhe
PUBLICIDADE

Programação gratuita quer descentralizar acesso à música erudita

Com apresentações no Adamastor Centro, no Teatro Padre Bento e nos 13 CEUs (Centro Educacionais Unificados), o 2º Festival de Ópera de Guarulhos quer expandir o acesso à música erudita na cidade por intermédio da Orquestra Jovem de Guarulhos e da GRU Sinfônica. A programação foi apresentada em coletiva de imprensa, na manhã desta quarta-feira (1º), pelo secretário de Cultura, Professor Jesus, e o maestro Emiliano Patarra.

A temporada 2023 contará com quatro séries de espetáculos: Aquarela, Convidados Especiais, Sangue Novo e Nossa Gente, que terão exibições gratuitas. Os ingressos poderão ser reservados por intermédio do link.

Patarra é o responsável pelas duas orquestras da cidade e é reconhecido como um dos grandes nomes da música clássica no país. A programação contará com obras consagradas, inéditas e combinação de linguagens, como no espetáculo Samba em Concerto, com a Orquestra Jovem, no Teatro Padre Bento, em 25 de fevereiro, às 20h, que terá a cantora Céllia Nascimento.

No dia 26 de fevereiro, às 17h, será a vez do violinista Davi Graton estrear o Concerto para Violino em Ré Maior, Sinfonia nº 3, de J. Brahms, com a GRU Sinfônica.

Foco nas crianças

O público infantil também será contemplado no Festival de Ópera. Em março, os instrumentistas Diogo Maia e Daniel Oliveira apresentam ConSerto. Em maio, o grupo Barbatuques vão passar pelos 13 CEUs da cidade. Com a ação, a Secretaria Municipal de Cultura mostra a estratégia de levar a música erudita para os bairros periféricos. Durante os concertos, a população será convidada a participar de outros espetáculos no Adamastor Centro.

“A cultura precisa descentralizar. Facilitar para que as pessoas possam contemplar essa beleza. A música erudita ainda é pouco difundida e queremos que as pessoas tenham acesso e possam participar”, comentou Jesus.

Patarra destacou que, apesar de a programação ser gratuita, muitas vezes as pessoas deixam de participar por receio da grandiosidade de assistir um espetáculo em um grande teatro.

“A pessoa entende que não é um bicho de sete cabeças depois de participar pela primeira vez”, opinou.

As orquestras de Guarulhos também vão participar da gravação de dois álbuns neste ano, um do projeto do Duo Siqueira Lima – foi aprovado pelo ProAc -, e outro da GRU Sinfônica com a Faculdade Santa Marcelina.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM