Grupo é o que possui maior letalidade na pandemia
Enquanto no Brasil se discute a suspensão da fabricação das vacinas contra a covid-19 pelo Instituto Butantan e pela Fundação Oswaldo Cruz, em Guarulhos um dos desafios é levar os idosos para serem vacinados.
Do grupo de pessoas com mais de 90 anos de Guarulhos, que foi um dos primeiros a ser contemplados, apenas 78,93% se imunizaram contra o coronavírus. Isso significa que a cada cinco idosos nessa faixa etária, um não tomou a vacina.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, a letalidade das pessoas acima de 90 anos, desde o início da pandemia, é de 56% em Guarulhos – o maior índice entre as faixas etárias.
Curiosamente, a faixa dos 80 aos 89 anos teve 101,8% de adesão – é provável que pessoas de outros municípios tenham se imunizado em Guarulhos.
Nas demais faixas etárias, a situação não é ideal. Dos 70 aos 79 anos, 73,5% se imunizaram, enquanto dos 60 aos 69 foram 77,6%. No caso dos profissionais de Saúde, 98,5% conseguiram se vacinar.
Agendamento
As pessoas que serão vacinadas precisam se cadastrar no GRU Vacina no link ou no telefone (11) 4968-8870, o qual atende de segunda a sexta-feira das 8h às 16h. Após, é preciso esperar a ligação da Secretaria Municipal de Saúde com o agendamento. Para quem preferir se vacinar em São Paulo, em que não é preciso agendamento, a orientação é se cadastrar no Vacina Já.
Hoje, a cidade prioriza a vacinação das pessoas com comorbidades de 50 a 59 anos. Contudo, as pessoas a partir de 60 anos serão priorizadas no agendamento se fizerem o cadastro.