fbpx
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

11ª Caminhada de Conscientização sobre o Autismo acontece no dia 1º de abril

caminhada autismo
Foto: Divulgação/PMG
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Iniciativa tem como objetivo levantar questões importantes como o preconceito e a desinformação

No próximo sábado (1º), o CIAAG (Centro de Inclusão e Apoio ao Autista de Guarulhos) irá promover a 11ª Caminhada de Conscientização sobre o Autismo em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Guarulhos. Com essa iniciativa, a entidade pretende celebrar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2 de abril), e aproveita a oportunidade para levantar temas relacionados ao TEA (Transtorno de Espectro Autista).

“Mais uma vez, estaremos juntos contra o preconceito, a desinformação e a favor da diversidade, da inclusão, dos direitos e, principalmente, do respeito para os nossos autistas. É uma caminhada que representa nossa luta, mas também dia de alegria e muito amor, porque unidos somos mais fortes. É sempre muito emocionante esse nosso abraço coletivo”, comemora Alexandra Oniki, fundadora e diretora executiva do CIAAG.

Segundo Alexandra, cerca de mil pessoas participaram da caminhada no ano passado e para este ano espera-se que esse número seja superado, como vem acontecendo nos últimos 11 anos. A ação tem apoio das empresas Clínica DNLL Kids, FONOSIM Especialidades Terapêuticas, Phibro Animal Health Corporation, Juliana Araujo Advocacia, NProduto, Grupo Mosaico, Colégio Eniac, Freixo Clínica, Shopping Internacional, Namastê Bem-estar, PlanetaW, Clínica Multidisciplinar MenthalHelp, Supera Ginástica para o cérebro, Kumon, Habib”s e Big Format Infláveis.

O evento tem entrada gratuita e solidária, e o CIAAG pede um quilo de alimento não perecível. A inscrição para participação na caminhada pode ser feita pelo site (clique aqui para ser redirecionado).

Os interessados em adquirir a camiseta da campanha Vista Azul pelo Autismo, pode encomendar até o dia 28/3 pelo telefone /whatsApp (11) 4307-6634. Toda renda será revertida em projetos sociais da associação.

Serviço

Evento: 11ª Caminhada de Conscientização sobre o Autismo

Data e horário: 1º/4/2023 – às 14h
Endereço (Concentração): Praça Getúlio Vargas, s/nº, Centro – Guarulhos

Autismo no Brasil e nos EUA

Estudo publicado na Revista Jama Pediatrics e realizado pelo CDC (Center of Deseases Control na Prevention) em 2020 com 12.554 pessoas, sobre a prevalência do autismo nos EUA, revela que 1 em cada 54 crianças e adolescentes (3 a 17 anos) foram diagnosticadas com TEA. No Brasil, segundo dados do IBGE, há 2 milhões de autistas, ou 1% da população do país. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o autismo não é uma doença, por isso não tem cura. A pessoa diagnosticada com autismo pode apresentar um comprometimento na comunicação e interação social, associado a padrões de comportamento restritivos e repetitivos, o que afeta a capacidade de relacionamento com outras pessoas e com o ambiente. Os sinais costumam aparecer na primeira infância, com persistência na adolescência e na vida adulta.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM