PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

116 guarulhenses tomaram vacina vencida da AstraZeneca

vacina fiocruz oxford astrazeneca
Foto: reprodução/facebook/fiocruz
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest

PUBLICIDADE

Confira os locais em que foram disponibilizadas vacinas vencidas em Guarulhos

Se não bastasse o atraso na vacinação no Brasil, um grave problema foi confirmado nesta sexta-feira (2). Pelo menos 26 mil doses da vacina AstraZeneca contra a covid-19, que estavam vencidas, foram aplicadas em brasileiros. O Ministério da Saúde confirma que 116 destes imunizantes foram aplicados em Guarulhos.


A denúncia foi publicada, com exclusividade, pela Folha de S. Paulo. Na prática, essas 116 pessoas, apesar de terem se vacinado, não irão desenvolver nenhuma proteção contra o coronavírus.

A orientação é olhar a Carteira da Campanha de Vacinação e verificar se o lote é um dos vencidos: 4120Z001, 4120Z004, 4120Z005, CTMAV501, CTMAV505, CTMAV506, CTMAV520 e 4120Z025.

Quem tiver se vacinado com um imunizante destes lotes deve procurar os postos de saúde para receber orientações.

A maior parte das vacinas vencidas na cidade foram aplicadas no Hospital Next Guarulhos, provavelmente em funcionários da Saúde.

Guti nega falha

O prefeito de Guarulhos, Guti (PSD), disse que, de fato, 96 vacinas constavam em sistema aplicação fora do prazo de validade. Entretanto, ele disse que 86 foram para médicos e enfermeiros de um hospital particular – no caso, o Next -, e 10 em postos de saúde.

Das 10 vacinas disponibilizadas em UBS (Unidades Básicas de Saúde) à população, Guti garante que todas foram aplicadas no prazo correto e que foram apenas atualizadas com atraso no sistema de vacinação. Ele disse que os imunizantes foram enviados aos postos nos prazos corretos.

Ainda não há informações se as pessoas que receberam AstraZeneca no Next também tiveram atraso na atualização do sistema.

Locais com aplicação de vacinas vencidas em Guarulhos, segundo a Folha

1º – Hospital Next Guarulhos – 74

2º – UBS Cidade Seródio – 10

3º – UBS Parque Cecap – 8

4º – UBS Belvedere – 3

5º – UBS Cummins, UBS Jovaia, Hospital Bom Clima, UBS Cumbica 2 e UBS Paulista – 2

10º – UBS Santo Afonso, UBS Marcos Freire, UBS Parque Alvorada, UBS Uirapuru, HGG, HMU, UBS Haroldo Veloso, UBS Ponte Alta, UBS Nova Cidade, UBS Marinópolis e Hospital e Maternidade Guarulhos – 1

PUBLICIDADE

TÓPICOS
COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM