Ícone do site GRU Diário

Veja como solicitar benefício para ter desconto de até 65% na conta de luz

conta de luz

Foto: PMG

Mais de 36 mil famílias de Guarulhos podem se beneficiar com a Tarifa Social de Energia Elétrica

Um levantamento realizado pela EDP, distribuidora de energia elétrica de Guarulhos, mostra que 36.769 famílias da região poderiam ter acesso à Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), mas ainda não estão inscritas. Na maioria dos casos, após a atualização do CadÚnico no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, já é possível ter acesso ao desconto.

Para ter direito, é preciso estar com o Número de Identificação Social (NIS) ativo no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e se cadastrar no site da EDP. É importante esclarecer que quando o titular do NIS não é o titular da conta de energia ou está com o cadastro desatualizado junto à EDP, a distribuidora não tem como realizar a inclusão automática da família no benefício que dá desconto na conta de luz, daí a necessidade de atualização dos dados e inscrição junto à Concessionária.

Após o cadastro no portal da EDP, a documentação é avaliada e, estando tudo correto, o benefício é aplicado a partir da fatura seguinte.

O desconto

A Tarifa Social é um desconto na conta de luz concedido para os primeiros 220 kWh consumidos mensalmente por clientes residenciais classificados como de baixa renda e varia de acordo com a faixa de consumo mensal (kWh/mês). “É importante frisar que a Tarifa Social é ainda mais vantajosa para quem utiliza a energia de forma eficiente, pois quanto menor o consumo, maior o desconto”, explica Roberto Miranda, gestor da EDP.

O benefício é aplicado somente a uma unidade consumidora por família e é escalonado por faixa de consumo, sendo calculado de modo acumulativo, conforme a tabela abaixo:

Quem pode receber o benefício:

Documentos necessários para realizar o cadastramento na EDP:

Mais informações

Cada família tem direito a somente uma instalação com o benefício da Tarifa Social e é necessário apresentar o NIS atualizado do integrante familiar que resida no local para o cadastro no benefício;

Em casos de mudança de endereço, os clientes cadastrados deverão informar a EDP São Paulo, que fará as devidas alterações. A não atualização do endereço também pode resultar na perda do desconto.

A atualização do CadÚnico passa a garantir ao consumidor a manutenção do desconto na conta de luz, e deve ser feita nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município. O cadastro tem validade de dois anos e deve ser sempre atualizado. 

Em caso de dúvidas, a EDP orienta a entrar em contato pelos canais de atendimento:

Sair da versão mobile