Nível de segurança do modal se equipara ao de usinas nucleares
A concessionária GRU Airport, que administra o Aeroporto Internacional de Guarulhos, solicitou à empresa Marcopolo, responsável pelo People Mover, o trem do aeroporto, a instalação de um centro de operações espelho em suas instalações. O motivo é controlar a evacuação do sítio aeroportuário em caso de atentado.
A informação foi repassada na manhã desta terça-feira (7) ao secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, durante visita ao canteiro de obras do People Mover, que fará a ligação da Linha 13-Jade da CPTM com os terminais do aeroporto.
O nível de certificação do Aero GRU será Sil 4, o que se equivale ao utilizado em usinas nucleares. Isso significa que a estimativa é que possa ocorrer uma falha a cada 10 mil anos.
Com previsão de início de operação assistida em dezembro de 2023, a obra deve entrar na fase de fundação para instalação de vigas no final deste mês. O modal irá funcionar com cinco unidades propulsoras e, só será interrompida, se os cinco pararem simultaneamente, o que é tido como altamente improvável.
Após a reunião, Galli conversou com a imprensa e destacou o esforço do Governo do Estado no diálogo com o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Governo Federal para que o sistema ferroviário ingressasse no aeroporto.
“Uma das questões de defender o interesse público é que todas as pessoas que trabalham no aeroporto ou vivem nas proximidades podem entrar no aeroporto através da Linha 13 da CPTM. Mais cidadãos estão sendo atendidos”, disse.