Ícone do site GRU Diário

Sindicato dos Metalúrgicos quer aumento de licença-maternidade para 180 dias

Metalúrgicos - Força Sindical

Foto: Divulgação

Atualmente, a Constituição garante 120 dias para que a mãe fique com o bebê após o nascimento

O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos determinou como uma de suas principais pautas nesta campanha salarial o aumento do tempo de licença maternidade de 120 para 180 dias.

A declaração foi dada pelo presidente da instituição, Josinaldo José de Barros, conhecido como Cabeça, durante a assembleia realizada na sede da Força Sindical, na Capital, que marcou o ínicio da campanha salarial de 2023 dos cerca de 600 mil metalúrgico ligados à federação.

“Queremos 180 dias em todos os grupos patronais, pra que a mãe tenha mais tempo com o bebê, melhorando a qualidade de vida de ambos”, afirmou o presidente. Atualmente, pela Constituição, a licença é de 120 dias.

Sobre a campanha salarial, a categoria promete reivindicar aumento real, melhora nos Pisos salariais, renovação da Convenção Coletiva, jornada de trabalho de 40 horas semanais, entre outros itens.

“E vamos à luta pra fazer valer a lei da igualdade salarial entre mulheres e homens na mesma função”, ressaltou Cabeça.

Para o presidente da Federação dos Metalúrgicos, Eliseu Silva Costa, é hora de mobilizar as fábricas da base.

“Dessa forma ganharemos força na mesa de negociação, porque o empresário sabe quando o funcionário está disposto a lutar por melhores salários e condições de trabalho”, reforçou Costa.

Além de Cabeça, a delegação guarulhense presente à assembleia na Federação foi composta pelos diretores Ricardo de Oliveira, José Carlos Oliveira (Chorão), José Pereira dos Santos, Roseli Lima, Pedro Pereira da Silva, Elenildo Queiroz Santos, José João da Silva (Jau) e Raquel de Jesus.

Sair da versão mobile