Em Guarulhos, sindicato é ligado à Força Sindical
Os mais de 600 mil metalúrgicos paulistas ligados à Força Sindical iniciam a campanha salarial, cuja data-base é 1º de novembro. Na última terça (6), 54 Sindicatos filiados à Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo se reuniram na sede da entidade, na Capital.
O Sindicato de Guarulhos e Região participou do encontro que definiu agenda e outros procedimentos da campanha. O prazo-limite para as assembleias nas bases é 30 de setembro. Após, a pauta unificada será encaminhada a grupos patronais e à Fiesp, no início de outubro.
“A campanha vai acontecer em meio ao processo eleitoral. Vamos aproveitar o contato com a base pra orientar o voto consciente e classista”, Josinaldo José de Barros (Cabeça), presidente do Sindicato de Guarulhos e Região.
Para o presidente Eliseu Silva Costa, “a unidade das entidades e da categoria é que fortalece a luta salarial”. Na avaliação do dirigente, “a economia brasileira precisa mudar, gerar empregos e distribuir renda”. Ele critica: “Fica difícil obter aumento de salário com a recessão forte e tantos ataques a direitos”.
Ao avaliar a conjuntura, o economista do Dieese, José Osmair Polisel (Jop), observa que “no último mês, a inflação caiu, até por força da redução no preço dos combustíveis, mas o cenário, a partir de dezembro, aponta repique nos aumentos”.
Miguel Torres, presidente da Força Sindical, recomenda ir às fábricas mostrar ao trabalhador a necessidade de eleger um presidente da República “ligado às necessidades do povo e sensível às demandas dos trabalhadores”.