Ícone do site GRU Diário

Sem Moro, Bolsonaro cresce e encosta em Lula, diz PoderData

Lula - Bolsonaro

Foto: montagem/reprodução/redes sociais

De acordo com o levantamento, a saída de Moro da disputa favoreceu Bolsonaro

Pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira (13) pelo site Poder360 mostra uma redução significativa na diferença entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa pela corrida eleitoral. O petista tem 40% das intenções de voto no 1º turno das eleições de 2022, seguido do presidente Jair Bolsonaro (PL), com 35%. O levantamento foi realizado de 10 a 12 de abril de 2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo a pesquisa, a diferença de cinco pontos percentuais entre os dois candidatos é a menor registrada pelo PoderData em 2022. Se considerada a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, Bolsonaro fica a apenas um ponto de distância de Lula.

O nome do ex-juiz e ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, foi retirado da lista de pré-candidatos testados pelo instituto. De acordo com o levantamento, a saída de Moro da disputa favoreceu Bolsonaro que subiu 3 pontos em 15 dias. Lula oscilou 1 para baixo.

Ciro Gomes (PDT) aparece com 5%. Em seguida, estão empatados o ex-governador de SP, João Doria (PSDB) e André Janones (Avante), com 3% cada um. Simone Tebet (MDB) tem 2% das intenções de voto e Eymael (DC) aparece com 1%. Luiz Felipe d’Avila (Novo), Péricles (UP)
Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) não pontuaram. Brancos e nulos somam 7% e 4% não sabem em quem irão votar.

Cenário de 1º

A pesquisa foi realizada PoderData com recursos próprios da empresa do grupo Poder360 Jornalismo, de 10 a 12 de abril de 2022, com 3 mil entrevistados por telefone, em 322 municípios das 27 unidades da federação. O intervalo de confiança é de 95%, segundo o instituto, e o registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-00368/2022.

Intenção de voto no 2º turno

O levantamento do PoderData também realizou simulações de três cenários para o 2º turno. Lula tem 47% e Bolsonaro, 38%. Ciro e Bolsonaro empatam dentro da margem de erro, com 42% e 39%, respectivamente. Na pesquisa anterior, em 30 de março, Lula tinha 50% contra 38% de Bolsonaro. Ou seja, de 12 pontos de diferença.

Cenário 1

Cenário 2 

Cenário 3

Sair da versão mobile