Não há precisão para a entrega do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) pelo governo chinês, afirma Instituto
O Instituto Butantan suspenderá a produção da vacina contra covid-19, a Coronavac, nesta sexta-feira (14), por falta de matéria-prima. A informação é do portal G1.
A reportagem afirma que o Butantan aguarda a liberação da China de um lote com 10 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para retomar a produção da vacina.
O Instituto se pronunciou pelas redes sociais afirmando que espera receber “o mais rápido possível” a matéria-prima.
“O Butantan espera que o Brasil volte a receber da China, o mais rápido possível, os insumos necessários para produção da Coronavac, a vacina contra Covid-19 que mais salva vidas no país. O IFA é fundamental neste momento para vencermos a pandemia”, diz texto publicado no Twitter.
Ao ser questionado por uma seguidora sobre a previsão de entrega, o Instituto afirma: “sem previsão de datas”.
No final de abril, o Instituto chegou a suspender o envase do imunizante na fábrica do Brasil, mas os setores de rotulagem e controle de qualidade ainda funcionavam para entregar as doses para o Ministério da Saúde.
Está prevista para amanhã (14) a entrega de 1,1 milhão de doses da Coronavac para o governo federal. Com isso, já não há mais material para processamento em nenhuma etapa de produção.
Ainda segundo o G1, O Butantan aguardava a liberação de ao menos 3 mil litros de IFA até o sábado (15), mas também sem previsão de data de entrega.