Ícone do site GRU Diário

Secretário de Educação se pronunciará nesta sexta-feira sobre volta às aulas

Paulo Cesar, secretário de Educação

Foto: Prefeitura de Guarulhos

Sindicato dos servidores disse ser contra retomada do ano letivo neste momento

O secretário de Educação de Guarulhos, ​Paulo Cesar Matheus da Silva, se pronunciará à população nesta sexta-feira, 24, em live com o prefeito Guti (PSD), sobre uma possível definição da volta às aulas na rede municipal.

“Amanhã, nós teremos o secretário de Educação para falar sobre a retomada educacional, o que nós estamos pensando, quais são as previsões, qual é a ideia, o que nós estamos fazendo sobre a retomada educacional”, disse o prefeito em live realizada nesta quinta-feira, 23.

Guarulhos, até o momento, por conta de uma liminar judicial, ainda deve seguir as determinações expressas no Plano São Paulo do Governo do Estado sobre a retomada comercial e educacional.

De acordo com a gestão de João Doria ?(PSDB), a previsão de retomada das aulas é para 8 de setembro nas cidades que estão na fase amarela, como Guarulhos.

O prefeito não pode retomar as aulas antes, mas pode tomar medidas mais restritivas. Inicialmente, a Prefeitura chegou a cogitar retomar o ano letivo em agosto, mas como Guarulhos ainda não chegou a uma estabilização dos casos de covid-19 foi necessário rever o prazo.

A retomada das aulas esbarra na preocupação dos pais, que temem enviar seus filhos da escola por conta da pandemia do novo coronavírus, causador da covid-19.

As crianças ainda são vistas como vetores da doença. Embora o risco de morte seja menor, a preocupação também ocorre pela possível transmissão da covid-19 para familiares.

Sindicato é contra retomada do ano letivo neste momento

O Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública Municipal de Guarulhos (Stap) já se manifestou contrário ao reinício do ano letivo na cidade.

O presidente do Stap, Pedro Zanotti, informou inclusive que pretende mobilizar sua base para evitar a retomada.

“Não há condição de voltar às salas de aulas. Já falamos com o prefeito e deixamos claro que somos contrários à reabertura”, disse Zanotti.

Guarulhos tem 1,3 milhão de habitantes, 143 escolas públicas municipais e 120 mil alunos na rede básica.

Sair da versão mobile