Ao todo, 16 partidos conquistaram um espaço no Legislativo
Levantamento feito pelo GRU Diário informa quem é o primeiro suplente a assumir uma vaga na Câmara Municipal de Guarulhos caso um vereador de seu partido peça licença ou deixe o cargo por qualquer outro motivo.
PSD: Roberto Farmacêutico
Partido do prefeito Guti e dono da maior bancada do Legislativo municipal nesta gestão. O PSD tem seis das 34 cadeiras da Câmara e teve o seu primeiro suplente, o vereador Alexandre Dentista (PSD), alçado ao cargo novamente por conta da transição de Thiago Surfista para o cargo de secretário de Meio Ambiente.
Caso mais algum vereador do PSD assuma uma Secretaria ou desista de se manter na Câmara, o próximo suplente a assumir uma vaga é Roberto Farmacêutico, que obteve 4.301 votos.
PT: Genilda Bernardes
Segunda maior bancada, com cinco cadeiras, o PT está consolidado como o principal partido de oposição ao governo Guti.
Caso algum vereador peça licença ou deixe a funcao, a ex-vereadora Genilda Bernardes retorna ao cargo. Com 2.430 votos, ela é a primeira suplente. Genilda também é a responsável, até o momento, pela liminar que suspendeu os efeitos da lei que prevê a extinção da Proguaru.
PTC: Ferreira
O PTC elegeu três cadeiras e vive ainda um imbróglio por conta da situação de Vitor da Farmácia, que não teve sua candidatura deferida pela Justiça Eleitoral e, mesmo como um dos mais votados, não conseguiu sua reeleição.
Com 2.009 votos, Ferreira é o primeiro suplente do partido. Ele chegou a ser considerado vereador enquanto a candidatura de Jorginho Mota estava indeferida, mas Mota conseguiu reverter a situação.
Republicanos: Rogério dos Santos
O partido do vice-prefeito Professor Jesus e do deputado estadual Jorge Wilson, o Xerife do Consumidor, tem três cadeiras na Câmara, sendo a última obtida por Jayme Júnior.
O empresário Rogério dos Santos é o primeiro suplente e está cotado para assumir, com o apoio do Xerife do Consumidor, uma função de secretário na administração municipal. Ele obteve 2.153 votos.
Cidadania: Eduardo Carneiro
Com duas cadeiras, o primeiro suplente do Cidadania é o ex-líder de governo Eduardo Carneiro, que obteve 3.080 votos.
Carneiro também briga na Justiça contra Ticiano Americano, ao qual acusa de ter feito uma série de irregularidades durante a campanha eleitoral. Caso tenha êxito, Carneiro pode assumir uma cadeira.
Patriota: Acácio Portella
O Patriota tem Sandra Gileno e Sergio Magnum da Farmácia na Câmara. Os próximos três suplentes ocupam cargos na Prefeitura. O Primeiro suplente, Acácio Portella, é secretário-adjunto de Trabalho; Já a segunda suplente, Verinha Souza, foi nomeada subsecretária de Política para Mulheres e Abdo Mazloum, o terceiro, é secretário de Direitos Humanos.
Se houver uma licença de um vereador, quem deve assumir é Raimundo Menezes, com 676 votos, exceto se houver alguém que queira deixar o cargo na Prefeitura para assumir na Câmara.
DC: Carlos Veloso
O DC conquistou duas vagas na Câmara (Danilo Gomes e Rafael Acosta) e manteve uma postura mais independente no segundo turno.
Caso um deles se ausente, Carlos Veloso é o primeiro suplente com 3.86 votos obtidos.
PSDB: Rafa Zampronio
O partido de Fran Corrêa, terceira colocada na disputa eleitoral pela Prefeitura de Guarulhos, reelegeu a vereadora Carol Ribeiro e elegeu Geleia Protetor.
O primeiro suplente do partido é o ex-vereador, bombeiro e escritor Rafa Zampronio. Ele havia sido eleito na eleição anterior dentro da base de apoio do prefeito Guti, mas migrou para o grupo de Fran Corrêa na eleição de 2020. Zampronio recebeu 4.354 votos.
PSC: Pastor Adalberto Cardoso
O PSC elegeu Geraldo Celestino, que tinha assumido como suplente na legislação anterior, e reelegeu Pastor Anistaldo
O primeiro suplente do partido é o também pastor Pastor Adalberto Cardoso, que obteve 2.494 votos na eleição do ano passado.
DEM: Fernando Sapun
O DEM reelegeu o vereador Laércio Sandes, apoiador de Fran Corrêa no segundo turno das eleições.
Caso Sandes se licencie, o primeiro suplente do Democratas é Fernando Sapun, já conhecido no meio político pela sua militância no PT. Sapun teve 2.451 votos.
PDT: Guto Tavares
Partido que tem como representante o empresário Martello, eleito presidente da Câmara Municipal, o PDT conquistou apenas uma cadeira.
Pelo PDT, o primeiro suplente é o jornalista Guto Tavares, que obteve 2.987 votos na eleição de 2020. Ele deve assumir caso Martello se ausente.
PP: Márcia Taschetti
O PP tem como único representante o vereador Lucas Sanches, que junto de seu grupo político possui uma ligação com o MBL (Movimento Brasil Livre).
A primeira suplente do partido é a advoga Márcia Taschetti, que chegou a ser considerada eleita nos bastidores da política durante o vai e vem e a lentidão da confirmação dos vereadores eleitos pela Justiça Eleitoral. Ela obteve 2.479 votos.
PTB: Gladys Betinho Acredite
Vereador com mais mandatos na Casa, Paulo Roberto Cechinnato conseguiu se manter na Câmara após ter sua candidatura deferida e retomar a vaga que estava com Gladys Betinho Acredite, portanto, ela é a primeira suplente do partido.
Ela conquistou 2.772 votos.
PSB: Jura
O PSB reelegeu Wesley Casaforte depois de uma disputa interna entre ele e Jurandir, que deixou o cargo de chefe de gabinete do prefeito Guti para tentar assumir uma vaga na Câmara. Jurandir não conseguiu se eleger e obteve 4.186 votos.
Caso Casaforte se ausente e Jura não queira assumir na Câmara por estar como secretário-adjunto de Obras, a vaga fica com o ex-vereador Paulo Sérgio, que obteve 2.113 votos.
PSOL: Rute Barbosa
O PSOL conseguiu reeleger Edmilson Souza, que migrou do PT para a legenda durante a última legislatura.
Se Edmilson se ausentar, quem assume o posto é Rute Barbosa, conhecida pela sua militância em defesa das mulheres e da Cultura e obteve 1.394 votos.
MDB: Jerry do Social
O MDB reelegeu Lamé, secretário de Direitos Humanos durante o primeiro mandato de Guti. Caso ele assuma outra Secretaria, já que Abdo Mazloum foi nomeado recentemente secretário de Direitos Humanos, quem assume a função é Jerry do Social, que obteve 2.223 votos.