Ícone do site GRU Diário

Sabatina traz propostas e ataques entre candidatos à Prefeitura de Guarulhos

Sabatina da ACE com os candidatos à Prefeitura

Foto: Wellington Alves

Clima esquentou no primeiro dia da campanha eleitoral

A Sabatina ACE – Eleições 2024, realizada nesta sexta-feira (16), reuniu cinco candidatos à Prefeitura de Guarulhos: Elói Pietá (Solidariedade), Jorge Wilson (Republicanos), Alencar Santana (PT), Lucas Sanches (PL) e Waldomiro Ramos (PSB). O único que não compareceu foi Márcio Nakashima (PDT).

O encontro teve sete blocos e momentos intensos, principalmente protagonizados entre Alencar e Lucas. O petista lembrou da acusação que contra o vereador de tentativa de homicídio pelo próprio ex-chefe de gabinete Caique Marcatt, além de membros do PL que o perseguiram na segunda-feira (12) e o ameaçaram com revólver. O tema foi abordado também pelos demais candidatos.

Lucas afirmou que é contra a violência, disse que é a favor das investigações, que foi ameaçado de morte duas vezes na pré-campanha e que é vítima de armação.

Pietá destacou as principais ações de sua gestão, entre 2001 e 2008, como a construção de mais de 60 escolas e três hospitais. Ele defendeu a sua experiência como um alicerce para alavancar políticas públicas e que sua candidatura garante um elo de ligação entre o Governo Federal e o Governo do Estado. O ex-prefeito falou ainda que vai promover incentivos para os setores produtivos que estão com mais dificuldades.

Jorge Wilson ressaltou sua atuação como deputado estadual, que garantiu investimentos relevantes do Governo do Estado em Guarulhos, como a modernização do Complexo Hospitalar Padre Bento e o repasse de recursos para a conclusão do Hospital da Mulher e do Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso. Ele destacou a sua parceria com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a continuidade da gestão do prefeito Guti (PSD), com políticas públicas em prol do desenvolvimento econômico da cidade.

Alencar insistiu que é o representante do governo Lula em Guarulhos. Ele lembrou dos investimentos do Governo Federal nas gestões do PT e também nos últimos dois anos, com o retorno de Lula à Presidência. Ele criticou a gestão Guti pela polêmica sobre o reajuste dos servidores e prometeu aumento os investimentos na cultura para incentivar o turismo, assim como melhorar o ambiente de negócios na cidade.

Lucas foi o candidato com mais embates. Foi atacado pelas acusações de violência contra o seu partido, mas revidou acusações perante os adversários. Em relação às proposta, ele falou sobre a tarifa zero no transporte público aos domingos, o projeto Remédio em Casa, que vai levar medicamentos para as residências das pessoas, além de buscar desburocratizar a máquina pública para trazer mais desenvolvimento.

Waldomiro aproveitou o tempo para fazer críticas às gestões petistas e lembrar as soluções encontradas pelo prefeito Guti, como a conclusão de obras paralisadas. O candidato criticou a polarização entre esquerda e direita que tomou a eleição na cidade e se colocou como uma alternativa diferente. O ex-vereador defendeu ainda maiores investimentos na saúde e na educação.

No final da Sabatina, os cinco candidatos assinaram um Termo de Compromisso com o Desenvolvimento Econômico do Setor Produtivo de Comércio e Serviços junto à ACE-Guarulhos.

Sair da versão mobile