Ícone do site GRU Diário

Quem é você candidato a vereador: Edmilson (PSOL)

Edmilson Souza

Foto: Divulgação

GRU Diário abre espaço para que candidatos e candidatas à Câmara Municipal de Guarulhos mostrem suas propostas

GRU Diário realiza a publicação dos textos da iniciativa “Quem é você candidato a vereador(a)?”. Os candidatos interessados em participar respondem três perguntas e enviam uma foto para publicação do texto.

Nesta publicação vamos conhecer um pouco mais sobre Edmilson, candidato a vereador pelo PSOL.

1) ​Quem sou eu?

Sou Edmilson, nasci no bairro do Tucuruvi em abril de 1972, tenho 48 anos. Filho de pais nordestinos, homem negro, me mudei para Guarulhos aos dois meses de idade. Sou casado e pai de três filhas. Na minha juventude presidi o Grêmio Estudantil da Escola Estadual Frederico de Barros e a União dos Estudantes Secundaristas, sempre em defesa do ensino público de qualidade e pelo passe livre. Em 1988 me filiei ao Partido dos Trabalhadores. Fui Secretário de Cultura de Guarulhos de 2001 a 2008 e de 2013 a 2016, quando conseguimos ampliar e democratizar espaços de produção cultural e artística, como teatros, oficinas, bibliotecas e cursos.

Após 34 anos de militância e por acreditar e aceitar novos desafios em um momento difícil da conjuntura, me filiei ao PSOL, partido de Marielle Franco, Luiza Erundina, Guilherme Boulos e Ivan Valente.

Político não é minha profissão. Minha profissão é Professor e diretor na rede pública, sou formado em História e Pós-graduado pela PUC-SP em História, Cultura e Sociedade. Atualmente curso Direito na Universidade de Guarulhos (UNG). Estou no terceiro mandato parlamentar e presido a Comissão Permanente de Direitos Humanos e Habitação da Câmara e sou líder da bancada do PSOL.

2) ​Por que decidi me candidatar?

Tenho compromisso com as lutas dos povos ex​cluídos em um sistema que concentra renda, patrimônio e poder e incentiva várias formas de preconceito, discriminação e ódio contra os que so​frem cotidianamente as mazelas impostas por este modelo. ​Guarulhos mais justa, mais democrática e mais igualitária é possível. Para isso, é preciso que a gente recoloque na Câmara Municipal pessoas comprometidas com a justiça social e com os que mais sofrem.

A periferia precisa ser o centro das decisões e o lucro não pode dar lugar a vida. Não venho de família rica e não tenho padrinho político. Toda minha trajetória foi construída na luta junto dos movimentos sociais, acredito que esses valores nos credenciam para seguir defendendo os trabalhadores na Câmara Municipal de Guarulhos.

3) ​Quais as principais propostas que pretendo implementar?

Vamos defender a vida em primeiro lugar. ​Pelo aprimoramento de políticas públicas que garantam acesso à serviços básicos e essenciais, ampliando direitos, especialmente dos mais vulneráveis. Lutar para garantir a universalidade de acesso como um princípio de gestão. Uma cidade que conviva com a diversidade, garantindo através da inclusão um lugar mais habitável, sustentável, móvel e acessível e, antes de mais nada, inclusiva.

Queremos mais participação popular e democracia direta. ​A Câmara é a casa do povo. Sessões em horários noturnos, sessões onlines, tribuna livre e projetos de iniciativa popular são algumas iniciativas de ampliação da participação direta e indireta da população guarulhense na tomada de decisões e nos rumos da gestão municipal. Além disso, em tempos de obscurantismo e aumento de idéias fascistas, nosso mandato será uma trincheira firme na defesa da democracia e da liberdade, contra o autoritarismo e o retrocesso.

Nossas vidas importam. Não basta ir na periferia em tempo de eleição. A periferia tem que ser o centro das decisões políticas. A ausência de políticas públicas na periferia reforça a violência contra a população LGBTQIA+, os negros e negras e as mulheres. É nesse contexto de combate às desigualdades que nosso mandato atuará, sempre em defesa da vida e do respeito à dignidade da pessoa humana.

A candidatura de Edmilson consta no site do Divulgacand, responsável por receber os pedidos de registros da candidaturas. Edmilson é candidato com o número 50000.  

Sair da versão mobile