Estudantes aprendem a degustar a leitura dentro do colégio
Com a premissa de que a leitura abre caminhos e que os alunos que leem conseguem falar, escrever e se posicionar melhor, o Centro Educacional Moriah, com unidades no Gopoúva e no Picanço, promove o Projeto de Leitura CEM desde a sua inauguração, em 2007.
Do Berçário ao Ensino Médio, os alunos são motivados a degustarem da magia, aprendizado e experiências que só os livros podem propiciar.
Na Educação Infantil, a proposta é escolher livros conforme os eixos temáticos do colégio para cada ano. Para os alunos do Berçário ao Maternal, a didática acontece por meio da contação de histórias, rodas de conversa, teatro de fantoches e músicas.
Do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, os alunos fazem a leitura compartilhada. Ou seja, cada turma lê um livro e compartilha com os demais. No segundo semestre, ocorre a Ciranda do Livro. Cada criança deve fazer aleitura de um título e, após a leitura, vai revezar a obra com as demais. Com isso, o aluno tem contato com vários livros até o final do ano.
Do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, os estudantes trabalham um livro por semestre e precisam fazer atividades relacionadas com cada obra. Já no Ensino Médio, o foco é o vestibular e o Moriah privilegia a lista de livros divulgada pela Fuvest.
Os educadores Erika Tonetti e Marcelo Rafael, fundadores do Moriah, avaliam que o projeto como de extrema importância para o desenvolvimento dos alunos. “Incentivamos a leitura desde a tenra idade. A leitura abre caminhos e isso deve ser também estimulado dentro de casa”, afirmaram.
Sugestão de aluna
Há sete anos no centro educacional, a professora Crislei Gaspar é uma apaixonada pelos livros. Ela leciona para os 4º e os 5º anos do Ensino Fundamental. Um dos livros trabalhados no primeiro trimestre foi “Uma Ilha a Mil Milhas Daqui”, de Jonas Ribeiro, que retrata sentimentos e tecnologia.
De acordo com Crislei, a obra foi uma bela sugestão de uma aluna, que ela resolveu incluir no projeto. “Obtivemos resultados emocionantes. Os estudantes perceberam a importância de estarem perto das pessoas e ser estimulado ao amor e aos sentimentos”, afirmou.
Foco no vestibular
O professor de Língua Portuguesa e Literatura, Décio Diniz, ministra aulas para o Ensino Médio. No primeiro semestre, ele motivou os estudantes a lerem o livro “Terra Sonâmbula”, de Mia Couto, que é um romance que se passa na Guerra Civil de Moçambique e está entre as obras da Fuvest para este ano.
Até dezembro, Décio irá trabalhar outros clássicos indicados para o vestibular. Ele destaca que os alunos ficaram motivados com “Terra Sonâmbula”. Para ajudá-los, ele até indicou um dicionário digital para o português de Portugal, que é o utilizado na obra. Além da literatura, os livros são utilizados também nas aulas de gramática.
Para a Mostra Cultural deste ano, alunos da 3ª série do Ensino Médio irão encenar a peça A Divina Comédia, de Dante Alighieri. “Com a leitura e o que trabalhamos em sala de aula, acredito que eles ficarão mais preparados para o vestibular”, disse.
Amor pelos livros
Os fundadores do Moriah acreditam que tomar gosto pela leitura é fundamental para que, quando eles cheguem ao Ensino Médio e devem focar nos clássicos da literatura, tenham maior hábito da leitura. Uma prova disso é o aluno Erich Calvo, 17 anos, que está na 3ª série do Ensino Médio e que pretende prestar o vestibular para a graduação em Administração de Empresas.
Em 2020, no ápice da pandemia do coronavírus e sem aulas presenciais, Erich leu 17 livros em sete meses. Ele prefere os livros físicos aos digitais, já que gosta de fazer anotações e sentir a textura das páginas. Com preferência por livros de autoajuda, empreendedorismo e educação financeira, Erich é um amante dos livros. Motivado por eles, montou seu primeiro negócio aos 15 anos.
Ao se deparar com Terra Sonâmbula, Erich gostou da obra, apesar de admitir se tratar de uma leitura pesada. “Foi um livro que foi ficando mais leve. Achei uma leitura bem interessante”, afirmou.
Ciente do desafio de encarar o vestibular no final do ano, Erich acredita que o Projeto de Leitura CEM vai ajudá-lo a enfrentar as provas. “Temos que manter o foco. Sei que isso vai me ajudar bastante”, comentou.
A unidade Gopoúva do Centro Educacional Moriah fica na Alameda Yayá, 61, Telefone (11) 2443-5868, e atende os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. O colégio também possui a unidade Picanço, na Rua Cachoeira, 87, Telefone (11) 2086-0458, que atende do Berçário e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.