Projeto ACEduca visa a formação de futuros empresários por meio da disciplina de empreendedorismo a alunos do ensino médio
Levar o empreendedorismo às escolas. Este é a missão do projeto “ACEduca: Empreendedorismo que Transforma!”, com a realização, na última terça-feira (20), da sua segunda ação na Escola Estadual Lydia Kitz Moreira, em Guarulhos, contando com participações de importantes representantes da ACE-Guarulhos como avaliadores dos pitches apresentados por alunos do ensino médio: o diretor de Comunicação, Flávio Cantoni; o vice-presidente de Serviços, Carlos Dias; e a diretora de Empreendedorismo Feminino, Tatiane Bertolino.
Inspirado no formato do prestigiado programa de negócios “Shark Tank Brasil”, a Banca Examinadora analisou apresentações de dez equipes do programa, que apresentaram suas iniciativas em um período entre três e cinco minutos, seguidas de perguntas e feedbacks dos avaliadores. Precisando ser criativos, os projetos envolveram setores como esporte, serviços, vestuário e produtos veganos, todos alinhados às vivências e objetivos dos alunos.
“Mais do que ensinar sobre negócios, essa iniciativa busca desenvolver o protagonismo dos jovens, estimular a criatividade e prepará-los para os desafios do mundo real. É uma parceria que demonstra que, quando a educação caminha lado a lado com o empreendedorismo, nasce um futuro com mais oportunidades, visão e atitude”, disse Flávio Cantoni.
Com a mudança do currículo paulista, que inclui aulas de empreendedorismo em sua grade, dentro do itinerário formativo, oferecidas pelas Secretaria de Estado da Educação, a ACEduca foi criada para servir como apoiadora à rede pública de ensino na aplicação da disciplina “Educação para o Empreendedorismo”.
A ACE já havia estado na escola em abril, em um evento com temas relacionados ao empreendedorismo, em palestras e mentorias gratuitas, separadas em workshops.
“Deixamos nossos negócios para doar nosso tempo a uma causa nobre, que é auxiliar na formação das futuras gerações do empreendedorismo. É a primeira vez em 62 anos que a ACE celebra uma parceria assim, demonstrando seu compromisso com a educação”, afirmou o presidente Silvio Alves, na ocasião.
“Esta iniciativa fomenta o empreendedorismo na educação e pode trazer inúmeros benefícios aos estudantes, desde o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e criativas até a preparação para o mercado de trabalho e o incentivo à inovação”, reforçou Carlos Dias.
Com a representação da aluna Nicolly Teixeira, do 3º ano, a Empresa Pura consagrou-se a vencedora do projeto.
“Somos uma empresa de cosméticos naturais e artesanais e acreditamos neste produto por conta do ramo que tem crescido cada vez mais no mercado, pois as pessoas estão interessadas em sustentabilidade”, resumiu Nicolly ao fazer sua apresentação.
“A educação empreendedora também ajuda a preparar cidadãos para o futuro, que, por meio de iniciativas como essa, poderão desenvolver habilidades para resolução de problemas, tomada de decisão e se tornar uma liderança dentro do empreendedorismo”, finalizou Tatiane Bertolino.