Órgão também autuou companhia por cláusulas abusivas contra clientes
O Procon multou a empresa de entrega de refeições por aplicativo Ifood em R$ 2,5 milhões por fraudes na cobrança de taxas feita por entregadores e cláusulas abusivas no contrato com clientes.
As fraudes com as máquinas ocorrem, por exemplo, quando alguns entregadores afirmam que precisam passar algum valor que não foi creditado na venda e transferem este dinheiro para alguma outra conta.
Além desta medida, o Procon afirma que o iFood permitiu aos parceiros a determinação de um valor mínimo para finalização do pedido e não informa sobre a quantidade de alimentos oferecidos e entregues.
Em nota emitida ao G1, o Ifood afirmou é também é vítima da ação de fraudes com maquininhas.
“O iFood informa não ter recebido a autuação com imposição de multa do Procon-SP. É importante ressaltar que a prática fraudulenta da maquininha afeta tanto os consumidores quanto o iFood, que, em apoio aos clientes, após análise, faz o ressarcimento mesmo diante de fraudes aplicadas por meio de aparelhos de pagamento que não pertencem à empresa. Por meio de notificações, o iFood orienta os clientes a não aceitar cobrança de valores adicionais na entrega e informa a confirmação de pagamento via app”, diz o texto.
Também ao portal G1, Fernando Capez, secretário de defesa do consumidor do Estado de São Paulo., afirmou que “a empresa responde pelos atos de seus prepostos, não importa que os entregadores não sejam seus funcionários; ela deve se responsabilizar pelos seus representantes”.
A multa aplicada ao Ifood ocorreu por processo administrativo e a empresa tem o direito à defesa.