Ícone do site GRU Diário

Procon Guarulhos atende 112 mil consumidores em 2023

Procon Itinerante Bosque Maia

Foto: Divulgação/PMG

População pode acionar o órgão presencialmente ou pela internet

O Procon Guarulhos (Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor) atendeu 112 mil consumidores em seus três postos fixos (Centro, São João e Pimentas), na unidade móvel do Procon Itinerante e também através do registro digital de reclamações no site oficial do órgão em 2023.

Os atendimentos do órgão resultaram em mais de 5.824 audiências de conciliação e 9.182 atendimentos pelo canal 151 (Disque Denúncia e Orientações), além da abertura de mais de 10.092 processos de reclamação no exercício.

A van do Procon Itinerante atendeu mais de 1.580 consumidores, percorrendo 40 pontos da cidade, distribuídos em 35 bairros do município, possibilitando aos moradores residentes em bairros mais distantes o acesso a todos os serviços disponibilizados nas unidades fixas como a abertura de reclamações, orientações e esclarecimentos de dúvidas sobre o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, recepção de denúncias, desbloqueio de notas fiscais, entre outros.

Além disso, ao longo do ano, a fiscalização do comércio local foi intensificada com a promoção orientações e reuniões com inúmeros fornecedores bem como a autuação de 38 empresas, entre bancos, açougues e redes de supermercados pelo setor de fiscalização, as quais desrespeitaram o Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

O órgão de defesa do consumidor distribuiu mais de 17,5 mil folhetos informativos com dicas e instruções para o dia a dia do cidadão com objetivo de educá-lo para que conheça seus direitos e possa se defender de práticas abusivas e outras irregularidades praticadas pelos fornecedores. Neste trabalho de campo, os técnicos abordam os munícipes e os orientam sobre pontos específicos do CDC (Código de Proteção e Defesa do Consumidor).

Sair da versão mobile