Ícone do site GRU Diário

Presidente da Anvisa diz ter rejeitado ideia de alterar bula da cloroquina para uso contra a covid-19

Barra Torres presidente da Anvisa

Foto: Pedro França/Agência Senado

Barra Tores afirmou que reunião aconteceu, mas que jamais seria favorável a medida

O presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Antonio Barra Torres, confirmou, durante depoimento à CPI da Covid no Congresso nesta terça-feira (11), que houve uma reunião com representantes do governo federal para debater uma possível alteração da bula da cloroquina para que o medicamento fosse usado no combate à covid-19.

De acordo com Barra Torres, participaram com ele da reunião o ministro da Casa Civil à época, o general Braga Netto, o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e a médica Nise Yamaguchi.

“Esse documento foi comentado pela doutora Nise Yamaguchi, que provocou uma reação um pouco deselegante minha, de dizer que aquilo não poderia ser. Só quem pode modificar uma bula de medicamento registrado é a agencia reguladora do país, desde que solicitado pelo detentor do produto”, afirmou Barra Torres.

Diferente do depoimento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o presidente da Anvisa disse ser contra qualquer aglomeração e disse ser inaceitável qualquer comportamento contra a vacina. Ele também afirmou que jamais defendeu o uso da cloroquina.

Questionado pelo relator da CPI, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), ele disse não saber de quem seria a ideia do decreto para alterar a bula da cloroquina via decreto.

Sair da versão mobile