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Prefeitura de Guarulhos vai deixar de usar papel até dezembro

Data Center DTI_Tecnologia

Foto: Fabio Nunes Teixeira/PMG

Gestão economiza R$ 100 milhões por ano com Programa de Transformação Digital

Os investimentos em infraestrutura tecnológica da Prefeitura de Guarulhos por meio do Programa de Transformação Digital possibilitam uma economia aos cofres públicos que deverá chegar a R$ 100 milhões por ano. A ação da Secretaria de Gestão implica o aprimoramento na prestação dos serviços ao cidadão, além de mais agilidade, fluidez e transparência nos processos administrativos, a mudança da cultura organizacional e mais sustentabilidade com a migração de documentos para o meio digital. A expectativa é de deixar de usar papel nesses procedimentos até o fim de 2024.

A modernização do data center, o centro de processamento de dados, foi concluída em 2023 com o aumento da capacidade de armazenamento para um petabyte (equivalente a mil terabytes) e ferramentas avançadas de segurança como antivírus, antispam e firewall.

A administração municipal adquiriu 908 computadores e reformou o Fácil Bom Clima, que ganhou mais de 40 novos scanners, ar-condicionado, novo mobiliário e mais acessibilidade com a colocação de piso tátil, além de nova comunicação com sinalização em Braille, permitindo a inclusão e mais qualidade e conforto no atendimento ao cidadão.

Outro avanço foi a integração de 36 próprios municipais, como escolas e UBS, com o cabeamento de 15.500 metros de fibra óptica própria, permitindo o acesso à internet com mais qualidade.

“O governo Guti, dentre vários legados, deixará uma administração muito mais eficiente, transparente e econômica. Isso reflete em uma melhor qualidade de atuação dos servidores e, consequentemente, num melhor serviço ao cidadão”, comentou o secretário de Gestão, Adam Kubo.

Processos eletrônicos

Anualmente são abertos 50 mil processos administrativos em média e, em fevereiro do ano passado, a administração municipal iniciou a implementação do Sistema Eletrônico de Informações, um software gratuito cedido pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), por meio de um acordo de cooperação, para a abertura de processos administrativos digitais e que é usado por mais de 500 prefeituras e órgãos públicos do Brasil. Em dez meses, 65% dos processos da Prefeitura de Guarulhos foram abertos eletronicamente e, para isso, mil funcionários públicos passaram pela capacitação ministrada pelo Departamento de Modernização.

Em outubro passado foi iniciada a digitalização dos processos existentes em papel e da documentação do arquivo municipal com a implantação da gestão eletrônica de documentos. Esse trabalho, feito pela empresa contratada que venceu a licitação, será também integrado ao Sistema Eletrônico de Informações.

Os recursos para modernizar toda a infraestrutura tecnológica vieram do convênio com o Programa Nacional de Apoio à Modernização Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros e com o Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos.

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