Local era um ponto de descarte irregular de lixo
A Prefeitura de Guarulhos entregou a revitalização da Comunidade do Sata, localizada na rua Birigui, no bairro de Cumbica, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (18). O espaço, que antes era utilizado como ponto de descarte irregular de resíduos, foi transformado pela SAR (Secretaria de Administrações Regionais) em uma área de lazer totalmente iluminada, voltada à convivência e à segurança dos moradores.
Para a implantação da praça, foram executadas obras de troca do solo e recomposição do terreno com terra limpa, além da implementação de valetas de drenagem para captação das águas pluviais. Também foram realizadas a limpeza e desobstrução de poços de visita, garantindo o funcionamento adequado do sistema de drenagem, bem como a contenção do talude, medida que assegurou a estabilidade do solo e a proteção da via pública.
Parte do espaço foi concretada, possibilitando a implantação de uma pista de caminhada em piso intertravado no contorno da praça. O local passou a contar ainda com academia ao ar livre, áreas em piso de concreto com pintura nas áreas de acesso e entorno, além de uma miniquadra de basquete e uma quadra poliesportiva com arquibancada.
A nova praça disponibilizou banheiros públicos de apoio aos usuários, bancos, mobiliário urbano e iluminação pública completa em LED, proporcionando mais segurança e conforto no período noturno. As áreas de risco foram cercadas com gradil metálico, com o objetivo de preservar as instalações e garantir a segurança da população.
A administração municipal também implantou um projeto paisagístico específico, com jardineiras, gramado e espécies ornamentais adequadas ao espaço urbano, além de um playground com equipamentos voltados ao público infantil.
A entrega do novo espaço contou com a presença do prefeito Lucas Sanches (PL) e do secretário de Administrações Regionais, Giovanni Sanches.

