Dupla de paraguaios levou multa de R$ 122 mil
Em ação nesta quarta-feira (31), no Aeroporto Internacional de Guarulhos, policiais federais identificaram irregularidades em um roteiro de viagem de dois passageiros que seguiam para o Paraguai. Apesar de terem embarcado em Foz do Iguaçu, no Paraná, onde há voos diretos para o país, eles optaram por fazer uma conexão em Guarulhos, levantando suspeitas das autoridades.
Os suspeitos, ambos cidadãos paraguaios, foram interrogados e tiveram suas bagagens revistadas. Durante a inspeção, foram encontrados 24 ovos de aves na mala de um dos homens, semelhantes aos ovos de arara-azul. Questionado sobre a origem dos ovos, um passageiro afirmou não possuir documentos que autorizassem o transporte e alegou que os ovos eram de “perdiz grande” destinados ao consumo para tratamento de pele.
Os dois homens foram conduzidos à delegacia da Polícia Federal, onde prestaram depoimento. Fiscais do Ibama foram acionados e, após análise, lavraram um auto de infração contra o proprietário da carga ilícita. Ele foi multado em R$ 122 mil pela ausência das autorizações legais para a introdução de espécime silvestre exótica, cuja espécie exata não pôde ser determinada. Devido à falta de requisitos legais para a prisão, os suspeitos não foram detidos.