Ação faz parte da Operação Shalom, que prendeu 15 suspeitos na capital e em outras cinco cidades da Região Metropolitana
Guarulhos foi um dos alvos da Operação Shalom, deflagrada na terça-feira (12) pela Polícia Civil de São Paulo contra uma quadrilha especializada em roubos a condomínios de alto padrão. A ação cumpriu mandados de busca e apreensão na cidade e integra uma investigação que resultou na prisão de 15 suspeitos na capital e em outros municípios, além de Guarulhos, como Diadema, Cotia, Osasco e Jundiaí.
No total, foram expedidos 17 mandados de prisão e 51 de busca e apreensão. Outras duas pessoas foram presas por serem foragidas, mas sem ligação com os assaltos. Os detidos foram levados para o Cerco (Corpo Especial de Repressão ao Crime Organizado).
Segundo a polícia, o grupo tinha ligações com o PCC (Primeiro Comando da Capital) e era comandado por Cleudson Leandro da Silva, preso em maio. Os criminosos agiam com alto nível de organização, utilizando máscaras, luvas, silicone na ponta dos dedos e carros blindados com placas clonadas.
As investigações começaram em 13 de maio, após o assalto a um condomínio na rua Doutor Gabriel dos Santos, em Santa Cecília, na capital. Dez homens renderam moradores e funcionários, invadiram seis apartamentos e levaram joias, dinheiro e eletrônicos.
O grupo também cortou cabos de internet do prédio na véspera para inviabilizar o sistema de monitoramento e recebia informações de funcionários do local. A quadrilha é investigada por pelo menos outros três crimes semelhantes, incluindo um arrastão em que o prejuízo foi estimado em R$ 3 milhões.