Desbloqueio contou com apoio da PRF, GCM e do Corpo de Bombeiros
As pistas local e lateral da Rodovia Presidente Dutra, na altura do km216, em Cumbica, foram liberadas do protesto realizado por moradores da comunidade Sata, contra uma reintegração de posse no local, após a GCM (Guarda Civil Ambiental), a PRF (Polícia Rodoviária Federal) e o Corpo de Bombeiros intervirem para tirar o bloqueio feito com pneus e outros materiais ateados com fogo na manhã desta terça-feira (31).
Parte da comunidade já foi alvo de uma reintegração de posse em dezembro, mas algumas famílias continuam no local. Os manifestantes moram em uma área de risco, alvo de enchentes que podem resultar em desmoronamento e vítimas fatais.
As vias foram interditadas pelos manifestantes na manhã desta terça-feira e chegou a causa 8km de congestionamento após as 6h30.
Em nota, a Prefeitura de Guarulhos informou que a Comunidade do Sata possui ainda 23 moradias sobre valas de drenagem, cujos moradores foram notificados há dois meses sobre a necessidade de desocupação.
“Devido à gravidade dos riscos, foi acordado com os moradores o cadastro para o recebimento do aluguel social por até 24 meses. A primeira parcela desse auxílio (R$ 400) já foi paga e permitirá uma nova residência em um lugar seguro. O Bolsa Família também será concedido àqueles que estão aptos. Juntos, os benefícios podem chegar a R$ 1.000,00 por família”, afirmou a Prefeitura.
Segundo a gestão municipal, antes havia 33 moradias sob risco no local, mas os ocupantes das demais já foram acolhidos em abrigos municipais e beneficiados com o cadastro nos programas sociais.