Ícone do site GRU Diário

Pipas deixaram quase 200 mil residências sem energia elétrica em 2024

equipe de manutenção de EDP

Foto: Divulgação

EDP atendeu em média seis ocorrências com pipas por dia na cidade

As ocorrências com pipas na rede elétrica têm causado problemas sérios aos guarulhenses. De acordo com levantamento da EDP, 198 mil clientes, entre residências, comércios e indústrias da cidade, tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido por conta de pipas na fiação em 2024. Ao todo, foram 2.186 ocorrências, uma média de seis por dia.

Em muitos casos, a tecnologia do COI (Centro de Operações Integrado) da EDP ajuda a reduzir o impacto aos clientes por meio de manobras automatizadas no sistema de distribuição de energia, porém os transtornos provocados por esse tipo de ocorrência podem ser grandes.

Na maioria das situações, equipes técnicas precisam ser direcionadas para o atendimento em campo, realizar a retirada da pipa, limpeza da rede e reparo dos danos causados, e, por questão de segurança, os clientes próximos ao local ficam com o fornecimento de energia interrompido até a finalização dos trabalhos.

As linhas de pipas – com ou sem cerol ou produtos cortantes – causam desligamentos ao romper os cabos de energia e também podem provocar curtos-circuitos ao ficarem presas na fiação. O uso de materiais metalizados nas rabiolas e no revestimento das pipas potencializa ainda mais os riscos para toda a população.

“Essa é uma brincadeira muito saudável e querida por diversas famílias, que deve ser preservada, mas sempre realizada de forma consciente e segura, evitando riscos e problemas com as redes elétricas. Importante lembrar que, caso uma pipa venha a ficar enroscada na fiação, jamais tente retirá-la”, explicou o gestor de operação da EDP, Claudemir Siqueira.

Projeto Brincando com Pipas

A boa notícia é que ações de educação continuada junto às comunidades, por meio das atividades lúdicas do projeto Brincando com Pipas, têm ajudado a reduzir os indicadores de acidentes e clientes afetados ao longo dos anos em Guarulhos.

O ciclo de 2024 do projeto, fruto de uma parceria entre a EDP e a empresa Evoluir, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, envolveu diretamente professores, gestores e alunos de cinco escolas de Ensino Fundamental de Guarulhos. Outras seis escolas da rede foram beneficiadas com a formação de educadores. Entre benefícios diretos e indiretos, o projeto impactou positivamente 121 professores e 3.785 alunos, o que colaborou com a queda de 6% de ocorrências e de 14,15% de clientes afetados por pipas na região de atuação do projeto em relação a 2023.

“As escolas municipais foram escolhidas em função de sua localização, em áreas consideradas sensíveis em relação a ocorrências relacionadas à prática de empinar pipas. A EDP acredita na educação para mudanças com relação a atitudes seguras”, reforça o gestor da EDP.

Dicas para que a brincadeira possa acontecer com segurança

Vale ressaltar que em caso de ocorrências relacionadas ao sistema de energia, nunca se aproxime do local. Fale imediatamente com a EDP pelos canais:

Todos os canais de relacionamento são gratuitos e funcionam 24 horas.

Sair da versão mobile