Ícone do site GRU Diário

Palestra aproxima realidade indígena da vivência de educadores de Guarulhos

18º Encontro dos Povos Indígenas de Guarulhos

Foto: Camila Rhodes/PMG

Evento formativo no Sesc Guarulhos integra o 18º Encontro dos Povos Indígenas e promove reflexão sobre a infância amazônica

Professores-coordenadores pedagógicos da rede municipal participaram na manhã desta quarta-feira (13) de uma formação promovida pela Secretaria de Educação de Guarulhos como parte da programação do 18º Encontro dos Povos Indígenas. A atividade, realizada no Sesc Guarulhos, foi organizada pelo DOEP (Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas) com o objetivo de sensibilizar os profissionais da educação sobre as conexões entre a realidade amazônica e o cotidiano das escolas brasileiras.

A palestra A Jornada Amazônia das Crianças foi conduzida pelo professor doutor Zysman Neiman, da Cátedra Sustentabilidade da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), órgão vinculado à reitoria que coordena ações em sustentabilidade nas dimensões ambiental, humana, econômica e social.

A partir de conteúdos do livro Amazônia das Crianças — com textos do jornalista Morris Kachani, imagens do fotógrafo Araquém Alcântara e ilustrações de Angelo Abu —, Neiman propôs uma reflexão sensível e interdisciplinar aos educadores, destacando semelhanças entre as infâncias amazônicas e aquelas vividas nas periferias urbanas do país.

“A ideia do encontro é perceber que as realidades, apesar de amazônicas, são replicadas em qualquer espaço ou território onde as escolas estão inseridas, pois as situações e as infâncias são as mesmas. Então a ideia é justamente mostrar as similaridades entre lá e aqui, para que as pessoas percebam que não é um outro mundo, é só um mundo que tem realidades parecidas, acontecendo em outro território”, explicou o palestrante.

Com histórias narradas por 15 crianças de regiões como Mato Grosso, Pará, Acre, Amapá e Amazonas, o livro oferece caminhos para a ressignificação da visão urbana sobre os modos de vida e a infância dos povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas. Cada capítulo apresenta temas contemporâneos previstos na Bncc (Base Nacional Comum Curricular), que podem ser explorados em sala de aula.

O material citado, incluindo o Guia de Navegação complementar para professores, está disponível em:
Amazônia das Crianças – Material para professores.

O encontro formativo também teve como propósito fortalecer o reconhecimento da história e da cultura indígena, conforme estabelece a Lei nº 11.645/08, e celebrou o Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado em 9 de agosto.

Mais informações sobre a formação podem ser acessadas no portal da educação:
https://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/siseduc/portal/site/listar/categoria/34/.

Sair da versão mobile