Ícone do site GRU Diário

Padres da Diocese de Guarulhos participam do velório do papa Francisco

padre Bruno Otênio

Foto: Reprodução/Instagram

Padres Bruno Otênio e Cleber Leandro estão em Roma e vão participar do funeral neste sábado

Milhares de pessoas acompanham o velório do papa Francisco, na Basília de São Pedro, no Vaticano, e a Diocese de Guarulhos possui representantes neste momento histórico. O padre Bruno Otênio, que estuda em Roma e mora no Colégio Pio Brasileiro, participou de cerimônia privada na Casa Santa Marta, na terça-feira (22), no primeiro dia de velório que foi fechado apenas para funcionários do Vaticano. Já o padre Cleber Leandro, reitor do Santuário São Judas Tadeu, rezou diante do coro de Francisco na quinta-feira (25), na Basílica.

Padre Cleber já tinha viagem marcada, junto com alguns jovens, para acompanhar a missa de canonização do beato Carlo Acutis, que estava marcada para este domingo (27). Por conta da morte do papa, a celebração foi suspensa e será reagendada. Contudo, a viagem do sacerdote foi mantida e ele também estará presente no funeral do Santo Padre neste sábado (26), quando haverá o sepultamento na igreja Santa Maria Maggiore, em Roma.

Bruno teve forte atuação em Guarulhos na Pastoral da Saúde e na Comissão Diocesana para a Defesa da Vida. Agora ele é mestrando em Teologia Moral na Pontifícia Academia de Teologia Moral Alfonsiana em Roma, além de fazer pós-graduação em Psicologia Tomista pelo Instituto de Psicologia Tomista. Ele tem compartilhado a rotina de orações em sufrágio pelo papa pelas redes sociais e orienta os fiéis a não pensarem na eleição do próximo papa no momento.

“Estou podendo vivenciar uma demonstração de fé e de uma catolicidade imensa. Estou podendo vivenciar uma demonstração de fé e de uma catolicidade imensa, mas também uma fé na ressurreição e isso é muito bonito. Convido você a rezar pelo sufrágio do papa Francisco e pelo futuro da nossa igreja”, afirmou padre Bruno, pelas redes sociais.

Padre Cleber, junto com os jovens, visitou Assis, na Itália, nesta sexta-feira (25), e rezou diante do corpo preservado do beato Carlos Acutis, que será o primeiro santo millennial. Ele conversou ontem com a Rádio Vaticano.

“Estava me preparando para viajar para cá e recebi a notícia (da morte do papa). Foi um susto. Falei com o bispo (dom Edmilson Amador Caetano), que me recomendou a manter a viagem e representar a Diocese de Guarulhos neste momento histórico”, disse.

Fundador Rádio e TV Vitória Católica, padre Cleber também rezou pela obra de evangelização e destacou o carisma do papa Francisco.

“É o papa da misericórdia, expressão da acolhida, Igreja missionária, em permanente missão. Até o último momento, com as debilidades de saúde, o papa Francisco saiu para nos abençoar. Fica para nós o consumir-se pelo Reino. Ele deixou uma Igreja mais alegre, mais próxima, sem dúvida que vai experimentar e colher os frutos”, comentou.




Sair da versão mobile