Jovens da rede estadual fazem parte do programa Prontos pro Mundo
O primeiro grupo de estudantes do programa Prontos pro Mundo selecionados para o intercâmbio de três meses na Austrália já está de malas quase prontas para os embarques que estão marcados para o domingo (20) e segunda-feira (21). Em todo o estado, 79 alunos estão no primeiro grupo de intercambistas da Austrália, sendo oito de Guarulhos.
Enquanto os 79 alunos partem para a Austrália no feriado de semana prolongado de Páscoa e Tiradentes, outros 234 alunos estão retornando neste mês de abril para suas casas depois de três meses no Reino Unido, Canadá e Nova Zelândia. Os dois últimos desembarques da Nova Zelândia estão previstos para as 20h45 e 22h35 desta quinta-feira (17). Desses 234 alunos, oito deles são da capital e RMSP; um foi para o Canadá, cinco para a Nova Zelândia e outros três para o Reino Unido.
O intercâmbio do Prontos pro Mundo seleciona estudantes a partir de duas listas: um aluno por município e estudantes pela classificação geral a partir das notas.
Prontos pro Mundo
O intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo é 100% gratuito para o aluno e sua família, com todos os custos e organização providenciados pela Seduc-SP. Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), hospedagem, aulas, traslados, passagens aéreas são custeados pelo Estado. Durante estadia no exterior, alunos também são beneficiados com uma bolsa-auxílio para despesas pessoais. Até o final deste ano, 1.000 estudantes terão viajado para o intercâmbio de três meses em quatro destinos: Reino Unido, Nova Zelândia, Canadá e Austrália.
O programa Prontos pro Mundo foi lançado pelo Governo do Estado em 2023 com a primeira etapa da seleção por meio do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.
A partir deste ano, essa etapa será estendida para alunos das redes municipais do 9º ano que fizerem o Saresp. Até então, para participar da seleção do Prontos pro Mundo, estudantes precisariam ter frequentado os anos finais exclusivamente na rede estadual de ensino, desde o 6º até o 9º ano do Ensino Fundamental. Para a viagem, será preciso que, na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, todos os alunos estejam matriculados nas escolas da Seduc-SP.