Apenas 44% dos guarulhenses ficaram em suas casas na sexta-feira
Levantamento do Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi), do Governo do Estado, aponta que 44% dos guarulhenses respeitaram o distanciamento social na sexta-feira (12), Dia dos Namorados. A data marcou a reabertura dos comércios não essenciais na cidade após 82 dias. Segundo o Simi, Guarulhos foi a 47ª cidade no Estado com maior adesão ao isolamento social.
A abertura dos comércios, das 10h às 16h, foi definida pelo prefeito de Guarulhos, Guti (PSD), apesar da indicação do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que isso ocorresse apenas amanhã (15). O prefeito alegou que não fazia sentido deixar os comércios guarulhenses fechados, sendo que na capital paulista os comércios e shoppings foram reabertos na quarta-feira (10).
Dados do Simi revelam, ainda, que Guarulhos novamente registrou recorde negativo de distanciamento social nesta semana, desde o início da quarentena. O índice de guarulhenses que ficaram em casa foi de 45% de segunda a quarta, subindo para 47% no feriado de Corpus Christi e caiu para 44% no Dia dos Namorados.
Em live no Facebook, na sexta-feira, Guti revelou descontentamento com comércios que reabriram sem respeitar os horários reduzidos de atendimento ou evitar aglomerações. No Centro, houve filas e muitas pessoas circulando sem máscaras. Nos shoppings, o movimento foi menor e com maior controle.