Final de semana teve recorde de volume de chuva em Guarulhos
Um motociclista morreu na noite do último sábado (27), durante as fortes chuvas que atingiram Guarulhos. Ele foi arrastado, junto com o veículo, e caiu em um córrego na avenida Panambi, na Cidade Industrial Satélite de Cumbica. O corpo foi resgatado já sem vida pelo Corpo de Bombeiros.
Em nota, a Prefeitura de Guarulhos lamentou o óbito, além dos estragos provocados pela “pior chuva dos últimos tempos”. De acordo com a gestão municipal, ao longo do final de semana, a Defesa Civil atendeu a 17 ocorrências relacionadas a alagamentos e desabamentos (ou risco de desabamentos). Houve distribuição de alimentos e colchões, pra famílias do Cocaia e da Vila Flórida.
A Secretaria de Assistência Social atendeu com doação de alimentos as comunidades 13 (Vila Flórida), do Arroz-Doce e da Olaria. A pasta não recebeu solicitação de acolhimento de desabrigados.
A Prefeitura de Guarulhos enviou equipes de apoio para essas regiões e montou uma força-tarefa para auxiliar as pessoas em situações de risco. A Defesa Civil informa também que o número para emergência é o 199.
No domingo a região central de Guarulhos registrou volume recorde de chuva, com 108mm em 24 horas, O volume de chuvas acumulado entre sexta-feira (24) e domingo (26) foram altos no Centro (233 mm), Cumbica (162 mm), Nova Cidade (56 mm) e Aracília (36 mm).
Atendimento
Na manhã desta segunda-feira (27) os agentes dedicaram-se ao atendimento complementar às vítimas de enchentes causadas pela forte chuva do domingo (26). Além de distribuir doações na região da Vila Flórida, uma das comunidades mais atingidas por inundações em residências, as equipes realizaram diversas vistorias de avaliação de risco em imóveis com possibilidade de desmoronamento. Os casos mais complexos estão listados abaixo:
Na Rua Benedito Valadares Ribeiro, em Cumbica, a COMPDEC precisou acionar o Corpo de Bombeiros para o resgate de um morador de 71 anos, que ficou confinado, sem ferimentos, em sua própria casa, devido ao desabamento de uma laje.
Na Vila Any e Vila Rosália a força das águas também causou risco de desabamento de poste de energia elétrica na via pública; ocorrências que foram estabilizadas pela equipe de engenharia.
Por sua vez, as equipes da prefeitura se empenham desde o final de semana e nesta segunda-feira na limpeza de vias e córregos afetados pelas enchentes.
O Gabinete de Crises da Prefeitura segue alerta, tendo em vista a previsão de chuvas intensas durante esta semana.