Categoria é contra a privatização das linhas do metrô e da CPTM, como já ocorreu com as linhas 8 e 9
Os metroviários de SP podem entrar em greve na próxima terça-feira (15). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10) pelo Sindicato dos Metroviários.
A categoria é contra a terceirização de manutenção da Linha 15 – Prata (monotrilho) e privatização das linhas do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). As linhas 8 – Diamante e 9 – Esmeralda já foram privatizadas.
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou, em abril, estudos para conceder as demais linhas da CPTM à iniciativa privada. O pregão deve ocorrer ainda no mês de agosto.
“Tarcísio quer entregar a manutenção da Linha 15 para empresários. Isso é uma aventura, uma irresponsabilidade. Um serviço tão importante não pode ficar nas mãos de empresas que só visam o lucro. Se isso se concretizar, a segurança dos passageiros e funcionários estará em risco! Não podemos permitir”, diz trecho do comunicado nos site do sindicato.
Ainda de acordo com o sindicato, a entrega de todas das linhas do Metrô e da CPTM para iniciativa privada vai precarizar o serviço.
Na segunda-feira (14), a categoria terá uma assembleia às 18h30, no Tatuapé, na zona leste da capital.