Ícone do site GRU Diário

Mais de 13 mil famílias de Guarulhos podem perder direito à Tarifa Social de Energia Elétrica

Mais de 13 mil famílias de Guarulhos podem perder direito à Tarifa Social de Energia Elétrica

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Beneficiários estão com os dados desatualizados (NIS) junto ao Governo Federal

Levantamento da EDP aponta que 13.274 famílias guarulhenses estão com os cadastros desatualizados junto ao Governo Federal e podem ser retiradas, em janeiro, do programa de Tarifa Social de energia elétrica.

De acordo com a concessionária, as famílias que atendem aos requisitos do programa devem estar com o Número de Identificação Social (NIS) ativo no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que  exige uma atualização a cada dois anos. É preciso buscar informações junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou o CadÚnico para saber se o documento está no prazo de validade.  Caso o NIS esteja ativo, o benefício será mantido normalmente.

Vale lembrar que, a qualquer momento, o cliente que se enquadrar nos critérios definidos pelo Governo Federal e ainda não estiver recebendo o benefício, pode solicitar o cadastro no portal EDP Online. Veja quem tem direito:

O desconto

A Tarifa Social é um desconto na conta de luz, que varia de acordo com o próprio consumo de energia, podendo chegar a até 65% e concedido para os primeiros 220 kWh consumidos mensalmente por clientes residenciais classificados como de baixa renda.

O benefício é aplicado somente a uma unidade consumidora por família e é escalonado por faixa de consumo (kWh/mês), sendo calculado de modo acumulativo, conforme a tabela abaixo:

Faixa de ConsumoDesconto
Até 30 kWh/mês65%
De 31 a 100 kWh/mês40%
De 101 a 220 kWh/mês10%
Acima de 220 kWh/mêsNão há desconto

Para ter acesso ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica é necessário que o cliente possua o Número de Identificação Social (NIS), do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Após a inscrição ou a atualização do cadastro, que pode ser realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, é possível ter acesso ao desconto.

Após a inscrição, a EDP avaliará a documentação e, estando tudo certo, o cliente receberá o desconto na próxima fatura de energia.

Documentos necessários para realizar o cadastramento na EDP

Mais informações

Sair da versão mobile