Foram alcançadas 2.745 pernoites pela operação no último domingo (6)
As ações da Operação Inverno foram reforçadas com o objetivo de acolher e atender de forma humanizada a população em situação de rua durante as fases de baixa temperatura na cidade. O projeto é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, da Prefeitura de Guarulhos.
Foram alcançadas 2.745 pernoites pela operação no último domingo (6) e 540 refeições distribuídas pelo programa Alimentação Fraterna. A primeira fase executada entre os dias 29 e 31 de maio, e foram contabilizados nela 264 pernoites e 302 refeições servidas, sendo 38 do programa Alimentação Fraterna.
Foram aumentados os números de forma significativa em junho (até o dia 19), com 1.802 pernoites realizados, 277 refeições pela Alimentação Fraterna e 2.079 refeições no total.
A cidade de Guarulhos disponibilizou 300 vagas de acolhimento masculino; 50 vagas de acolhimento feminino; dois Centros POP, abertos durante todo o dia, oferecendo alimentação completa (até 5 refeições diárias); banho; sala de convivência com televisão; abrigo emergencial para pernoite quando as vagas dos acolhimentos regulares se esgotam; espaço canil, com ração e cuidados para os pets acompanhados pelos tutores.
A abordagem social tem o funcionamento de 24 horas por dia, com equipes mistas que tem a atuação a partir de demandas solicitadas pela população ou por meio de busca ativa, atravessando os pontos da cidade para oferecer acolhimento, orientação e cuidado.