Proposta está em análise na Câmara de Guarulhos
O prefeito de Guarulhos, Lucas Sanches (PL), deseja alterar o nome da GCM (Guarda Civil Municipal) para Polícia Municipal, após o STF (Supremo Tribunal Federal) autorizar os guardas a terem as funções de polícia, na última quinta-feira (20). Lucas enviou projeto para sacramentar a mudança para a Câmara Municipal nesta segunda-feira (24) em regime de urgência.
De acordo com a decisão, as guardas municipais podem fazer policiamento ostensivo e comunitário e agir diante de condutas criminosas contra pessoas, bens e serviços, inclusive realizar prisões em flagrante, respeitadas as atribuições dos demais órgãos de segurança publica.
De acordo com a gestão Lucas, a mudança não é apenas simbólica, mas atende as demandas contemporâneas por uma segurança pública mais eficaz e integrada, uma vez que a designação de “Polícia Municipal” reflete com maior precisão a amplitude e a seriedade de suas responsabilidades, alinhando-as com as expectativas e necessidades da população de Guarulhos e as premissas do Sistema Único de Segurança Pública.
Há duas semanas, o vereador Gustavo Mesquita (Republicanos) fez proposta idêntica, que foi rejeitada pela maioria dos parlamentares na deliberação.