Ícone do site GRU Diário

Ligação de trilhos entre aeroporto e CPTM pode ser feita por consórcio brasileiro

Ligação de trilhos entre aeroporto e CPTM pode ser feita por consórcio brasileiro

Foto: Divulgação

Obras ainda seguem sem prazo para serem iniciadas.

A ligação entre o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, com a estação aeroporto da Linha 13-Jade da CPTM, em Cumbica, por meio de um “people mover”, uma espécie de monotrilho, pode ser construída por uma empresa brasileira, mas segue ainda sem previsão de entrega.

De acordo com informações do blog Metrô CTPM, as concorrentes favoritas são o consórcio brasileiro AeroGRU, formado pelas empresas Aeromóvel, HTB, FBS e TSEA, com a proposta mais barata, e a Doppelmayr, fabicante austríaca especializada em teleféricos de turismo que, segundo a coluna Painel S.A, da Folha de São Paulo, seria a favorita da GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, para realizar tal serviço.

O transporte deve contar com 2,6 km de extensão e capacidade de transporte de 2 mil passageiros por hora sentido. Atualmente, o trajeto entre aeroporto e trem é feito por meio de ônibus, o que gerou críticas de passageiros e engenheiros, que criticaram o fato de não se ter uma ligação direta entre os locais.

Apesar de ter recebido as propostas, o governo federal ainda não informou uma possível data para início ou término das obras.

De acordo com o jornalista Ricardo Meier, do mesmo blog, o sistema de transporte será financiado por parte do valor da outorga devida pela GRU Airport ao governo federal, o que altera o contrato de concessão, um dos motivos da demora na definição.

Em maio, a Anac entrou em contato com as empresas interessadas para atualização dos valores dos projetos, já que boa parte das propostas realizam compras em dólares.

Sair da versão mobile