Definição de vencedores será apenas em setembro
Por meio de publicação no Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira (18), o Metrô adiou a licitação para realizar a contratação de uma ou mais empresas responsáveis para as obras de construção da nova Linha 19-Celeste, em direção à Guarulhos. A mudança nos prazos para os certames aconteceu depois de uma rodada de esclarecimentos às empresas interessadas.
Houve a decisão da companhia para mudar o prazo de admissão das propostas, antes marcado para o final de junho, que passou para o mês seguinte. Entretanto, nova prorrogação foi promovida e agora ficou para setembro. A obra deverá compreender um trabalho faseado em lotes, porém em simultâneo que pode representar uma construção mais rápida.
A construção irá resultar na divisão de três lotes, sendo eles:
Lote 01 – Centro de São Paulo até estação Vila Maria;
Lote 02 – da estação Vila Maria a estação Jardim Julieta;
Lote 03 – da estação Jardim Julieta até o VSE 18, localizado após o Bosque Maia em Guarulhos.
De acordo com o comunicado, a licitação do Lote 1 será agora em 22 de setembro, já o Lote 2 no dia seguinte, 23, e o último Lote 3, no dia 24 de setembro.
Sobre a Linha
A Linha 19-Celeste possui parte de seu caminho na fase de desapropriações de imóveis e terrenos, etapa que antecede o início das obras. Quando concluída, ligará a região central de São Paulo até a cidade de Guarulhos no Bosque Maia, passando pela Zona Norte da capital, Shopping Internacional em Guarulhos, Vila Augusta e outros pontos, integrando com as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô, partindo do Anhangabaú, junto do Terminal Bandeira de ônibus urbanos.
Neste ano de 2025 será divulgado o lote final de desapropriações de terrenos do trecho entre a São Bento, na capital, até o limite com Guarulhos.
Há a estimativa do projeto da construção de um pátio para estacionamento e manutenção dos trens, 15 estações, sendo cinco delas em Guarulhos, e a compra de uma frota de trens inteiramente nova.