Ladrões abriram buraco na parede para subtrair mercadorias, mas o alarme não detectou os criminosos
Uma empresa de monitoramento de alarmes terá que ressarcir uma loja de roupas em Guarulhos após um furto. A indenização envolve os custos de reparo do local e de parte do valor da mercadoria perdida. A decisão da Justiça foi proferida na última terça-feira (20).
O comércio localizado no Jardim Rosa de França foi alvo de furto, em setembro de 2021, após os ladrões abrirem um buraco na parede e levarem diversas mercadorias. O movimento dos criminosos não foram detectados pelo sistema de alarme, que não foi ativado.
A empresa de alarmes alegou nos autos que “não houve falha na prestação dos serviços, pois o sistema de alarme estava em perfeito funcionamento, sendo que não havia sensor que detectasse a quebra ou destruição da parede”.
A desembargadora Maria de Lourdes Lopez Gil, relatora do recurso, apontou em seu voto que é evidente a falha na prestação do serviço, pelo fato do alarme não ter sido acionado.
“Ora, se a colocação de eventuais mesas e outros objetos dentro da loja impediam o pleno funcionamento dos sensores está demonstrado que não houve um planejamento adequado para a instalação dos alarmes”, destacou a julgadora.
A empresa terá que pagar à loja a quantia equivalente a 50% do valor a ser apurado dos bens que foram subtraídos.